Foto: Reprodução/Instagram-duolingobrasil
O mascote do Duolingo, aplicativo de idiomas conhecido mundialmente pelos vídeos na internet incentivando as pessoas a aprenderem novos idiomas, embarcou em uma viagem especial pela Amazônia, passando por estados da região Norte do Brasil. Até o dia 16 de setembro, o mascote já registrou sua passagem pelo Pará e pelo Acre.
📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp
As viagens, que tiveram como plano de fundo a divulgação da plataforma com o intuito de incentivar a população a aprender novos idiomas para a COP 30 – que acontece em Belém (PA) no mês de novembro -, transformaram-se em uma imersão cultural, gastronômica e turística.
Primeira parada: Belém do Pará
A jornada começou em Belém, capital do Pará, onde o mascote, chamado de ‘Duo’, teve a oportunidade de conhecer algumas das principais expressões culturais e pontos turísticos do estado.
Em seguida, o mascote seguiu até a Ilha do Marajó, reconhecida por sua pecuária, onde viveu a experiência de nadar ao lado dos famosos búfalos marajoaras, animais que fazem parte do cotidiano local.
Outro destaque da viagem foi a visita ao tradicional Mercado do Ver-o-peso, em Belém, considerado um dos maiores mercados a céu aberto da América Latina.
Além disso, o mascote também conheceu a diversidade de produtos amazônicos, como o açaí fresco, que diferente do consumido em outras partes do país, é servido de forma salgada e acompanhado de farinha e peixe frito.
Leia também: Projeto universitário cria roteiro geo-turístico voltado à COP 30 em Belém
‘Duo’ também mergulhou no ritmo do carimbó, dança tradicional que mistura influências indígenas, africanas e europeias. Em vídeos publicados em sua conta do Instagram, o mascote compartilhou os passos animados da dança regional:
O mascote também teve uma experiência completa com passeios de barco pelos rios amazônicos. Ele aproveitou para conhecer as festas de cultura local e, em um momento inusitado, foi “engolido” por uma aparelhagem, grandes estruturas sonoras que animam as festas de tecnobrega e outros gêneros musicais da região.
Segunda parada: Rio Branco, no Acre
Do Pará, o ‘Duo’ seguiu viagem para o Acre e logo nos primeiros passeios, o mascote teve contato com as capivaras, animais que circulam livremente em espaços urbanos e áreas verdes do estado.

A culinária do estado também foi destaque, já que o mascote se aventurou em experimentar os pratos típicos acreanos, preparados com ingredientes amazônicos. Entre os sabores, destacam-se preparações com peixe, mandioca e frutas nativas.
No Acre, o ‘Duo’ também aproveitou para criar diversos conteúdos para suas redes sociais, como vídeos divertidos que reúnem músicas e piadas com a região (como os dinossauros).
