Marabaixo, no Amapá, passa a contar com Carlinhos Brown como novo embaixador

Convite foi feito pelo Governador Clécio Luís, durante o tradicional Cortejo da Murta — Foto: Jorge Júnior/GEA

Durante o tradicional cortejo da Murta, um dos pontos altos do Ciclo do Marabaixo no Amapá, no dia 8 de maio, o cantor Carlinhos Brown aceitou o convite do governador Clécio Luís para ser o novo embaixador do Marabaixo no Brasil.

O momento foi regado a muita ancestralidade, com danças e cantos que relembram a cultura negra do Estado. Em uma breve fala, Brown se comprometeu a trabalhar para honrar o convite feito a ele, reforçando principalmente a cultura entre as crianças.

“Vou trabalhar para que essa honraria gere verdadeiramente resultados, principalmente entre as crianças”,
disse o cantor.

O momento foi regado a muita dança e canto. Foto: Jorge Júnior/GEA

Essa é a segunda vez que Carlinhos vem ao Amapá a convite do governo estadual. Em sua primeira passagem em terras tucujus, durante o aniversário da cidade, ele conheceu um pouco do Marabaixo durante uma visita à Fortaleza de São José, no Centro da capital.

Desta vez, o cantor participou do Cortejo da Murta, onde os marabaixeiros vão até as matas buscar galhos para enfeitar o mastro símbolo das festividades.

Após a retirada, os festeiros voltaram em cortejo acompanhados de Brown até o barracão da Tia Biló, no bairro do Laguinho, no Centro de Macapá.

No local, o mastro da Santíssima Trindade e do Divino Espírito Santo foram erguidos, sendo um deles enfeitados com as ervas consideradas sagradas das matas amapaenses.

Para encerrar a celebração, teve o tradicional caldo e roda de Marabaixo. Brown deve permanecer no Estado até os próximos dias para conhecer e estudar mais sobre a cultura marabaxeira.

No dia 18 de maio, a festa continua, desta vez com cortejo no barracão da Tia Gertrudes, popularmente conhecido como favela, no bairro do Santa Rita.

*Por Mariana Ferreira, do g1 Macapá

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Dromedários na Amazônia? Grupo de animais asiáticos vive em fazenda no Tocantins

No início deste ano os dromedários chamaram atenção para sua existência na Amazônia depois de um vídeo viralizar nas redes sociais.

Leia também

Publicidade