Livro enaltece a história de mulheres negras de Mato Grosso. Foto: Divulgação / UFMT
Obra escrita e ilustrada por Cristina Soares, com roteiro organizado por Everson Constantino, e publicada pela Editora KOFA, o livro ‘Mulheres na História Africana em Mato Grosso‘ foi lançado em Cuiabá no dia 9 de dezembro. O livro reúne, por meio de pesquisa histórica, texto e arte visual, as trajetórias de três mulheres essenciais para a história do estado: Tereza de Benguela, Mãe Bonifácia e Maria Taquara.
📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp
O livro convida o público a valorizar memória, ancestralidade e protagonismo feminino negro em Mato Grosso. A primeira edição, lançada digitalmente pela UFMT em 2022, alcançou ampla circulação na mídia local e nacional, atraindo leitores, educadores e pesquisadoras da história afro-mato-grossense.
O lançamento ocorreu no Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior no Estado de Mato Grosso (SINTUF-MT).
Leia também: Publicitária de Porto Velho cria primeiro banco de imagem de mulheres negras
Livro impresso
A chegada da versão impressa celebra um ciclo de criação que integra arte, pesquisa e ancestralidade. A escolha da UFMT como espaço do lançamento reforçou sua importância institucional, já que a obra nasce de pesquisa realizada no âmbito do Mestrado Profissional em História – ProfHistória.
Em 2025, o livro recebeu o Prêmio Marília Beatriz Figueiredo, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT), que reconhece obras que fortalecem a literatura e a memória cultural do estado.
*Com informações da Universidade Federal do Mato Grosso
