Biblioteca João Bosco Pantoja Evangelista é referência cultural com acervo de aproximadamente 36 mil exemplares

A Biblioteca é considerada um dos mais importantes espaços de promoção da leitura, pesquisa e produção literária regional.

Biblioteca João Bosco Pantoja Evangelista. Foto: Thelson Souza / Manauscult

Com mais de seis décadas de história e aproximadamente 36 mil exemplares em seu acervo, a Biblioteca João Bosco Pantoja Evangelista é considerada um dos mais importantes espaços de promoção da leitura, da pesquisa e da produção literária regional.

“A Biblioteca João Bosco Pantoja Evangelista é um dos pilares da cultura de Manaus. No Dia Nacional da Biblioteca, destacamos esse espaço que representa o nosso compromisso com a educação, a valorização da literatura e o acesso democrático ao conhecimento”, afirmou o diretor-presidente da ManausCult, Jender Lobato.

Leia também: Biblioteca Pública do Estado do Amazonas, a guardiã da história amazonense

Legado intelectual

Fundada oficialmente pela Lei nº 971, de 2 de janeiro de 1964, a biblioteca ganhou sede definitiva em 1997. Seu nome é uma homenagem a João Bosco Pantoja Evangelista, professor, poeta, jornalista e um dos maiores intelectuais do Amazonas, que se destacou como fundador do movimento Clube da Madrugada e da União Brasileira de Escritores – Seção Amazonas (UBE/AM). Sua trajetória foi marcada pela defesa da literatura como instrumento de transformação social.

Biblioteca João Bosco Pantoja Evangelista. Foto: Thelson Souza / Manauscult

Prédio histórico

A atual sede da biblioteca também guarda importância histórica. Inaugurado em 1908 como sede da Liverpool School of Tropical Medicine – primeira instituição do mundo dedicada ao estudo da medicina tropical –, o imóvel foi transformado, nas décadas de 1970 e 1980, em um dos bares mais frequentados da cidade: a sorveteria e bar Pinguim.

Local de encontros de jovens e estudantes da época, a sorveteria marcou uma geração e permaneceu ativa até a desapropriação do prédio, em 1995. Após reformas, o espaço foi reaberto como biblioteca em 1997. Entre 2019 e 2020, o edifício passou por nova restauração e foi reinaugurado no dia 22 de dezembro de 2020, com reabertura definitiva ao público em julho de 2021.

Estrutura e serviços

Atualmente, a biblioteca oferece serviços como empréstimo de livros, consulta local, espaço infantil, salas para estudo individual e em grupo, acesso gratuito à internet, via Wi-Fi, sala de projeção e cabines com computadores. Também promove eventos como lançamentos de livros, saraus, palestras e oficinas culturais.

Com estrutura moderna, acessibilidade (elevador e piso tátil) e acervo diversificado com obras gerais, literatura infantojuvenil, multimeios e temáticas amazônicas. O espaço é voltado para atender leitores, estudantes, escritores e pesquisadores.

Localizada na rua Monsenhor Coutinho, nº 529, no centro de Manaus, em frente à tradicional praça do Congresso, a Biblioteca Municipal João Bosco Pantoja Evangelista funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. O acesso ao espaço é gratuito, mediante cadastro na recepção.

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (92) 3215-4615 ou pelo e-mail: bibliotecajoaobosco@gmail.com

*Com informações da Prefeitura de Manaus

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade