Manaus 30º • Nublado
Sábado, 02 Março 2024

Influência nordestina na Amazônia marca terceiro dia do Boa Vista Junina

IMG_3069

Metade dos grupos de quadrilha que se apresentaram na terceira noite da 23ª edição do Boa Vista Junina abordaram temáticas associadas à cultura Nordestina. O evento que acontece em Boa Vista (RR) desde o dia 20 de junho contou com seis apresentações, sendo uma do grupo emergente, três do grupo de acesso e duas do grupo especial.

Além disso, foi abordado a preservação da fauna e flora amazônica e teve até Alice, de Lewis Carrol, passeando pela Amazônia. Confira os destaques do terceiro dia:

Grupo Emergente

Coração do Sertão

Com quase 20 anos de história, a quadrilha Coração do Sertão abriu a terceira noite do evento. O enredo, com inspiração na cultura nordestina, mostrou os desafios do povo sertanejo e suas conquistas com o tema "Meu Coração é do Sertão". A 'Coração do Sertão' foi fundada no dia 2 de março de 2004, no município de São Luiz, por um grupo de amigos, para integrar os jovens da cidade em uma atividade cultural. Confira:

Grupo de Acesso 

Joaninha Caipira 

Alice no país das maravilhas? Temos. Na verdade, Alice veio na Amazônia dessa vez. Com a proposta 'Alice na Amazônia das Maravilhas', a quadrilha Joaninha Caipira, que surgiu na comunidade indígena Tabalascada em 2010, fez a personagem do conto infantil de Lewis Carrol conhecer as maravilhas da Amazônia.

De conselhos do pássaro Uiapuru, o cachaceiro maluco e até aprender a dançar a famosa dança típica do Pará, o carimbó, Alice se encantou pela Amazônia e se casou com um nativo daqui. Confira um pouco da apresentação:

Escola Forrozão 

Com a mensagem da importância do valor da preservação da natureza e dos animais, a escola Forrozão trouxe o tema 'Makunaima e a grande Wazacar - A árvore da vida', com a história do grande mito Makunaima, o filho do Sol e da Lua, que protege a vida dos povos da floresta e luta contra a degradação do meio ambiente. 

Criada em dezembro de 2006, a quadrilha já foi campeã no Boa Vista Junina, pelo Grupo de Acesso, nos anos de 2007, 2009, 2012 e 2016. Confira:

Espantalho Junino

Com a temática 'Saga de um Vaqueiro', o grupo Espantalho Junino está em busca do título de campeã do Boa Vista Junina 2023. Na apresentação mostrou as perdas e as glórias de um vaqueiro apaixonado.  A música-tema foi 'Aboio Apaixonado', de composição de Anderson Luy e Francisco Araújo. Confira alguns detalhes:

Grupo Especial

Matuta Encantá

Com influência da cultura nordestina, a apresentação do Matuta Encantá falou de amor, reencontro e alma nordestina , com bastante aspectos culturais  como a história de Lampião e o povo sertanejo. 

Com o tema 'Meu Sertão é aqui', retratou através das vestimentas e enredo a alegria, fé e bravura do povo sertanejo. Confira:

Garranchê 

Pra finalizar a terceira noite, também na temática nordestina, o grupo junino Garranchê, trouxe a história de Maria Bonita, esposa de Lampião, nome importante na história dos sertanejos.  

A quadrilha foi bastante marcada pela temática feminista com o enredo ''Maria Bonita - A História nunca Contada'  e com a música tema 'Vem ver Maria Bonita Com a Garranxê, sua história desbravar', dando destaque para as mulheres e as colocando como protagonistas.

Veja mais notícias sobre CulturaRoraima.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 02 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/