​Fé, lendas e tradições: confira como foi o segundo dia do Boa Vista Junina 2023

As quadrilhas interagiram com a plateia, utilizaram vários recursos pirotécnicos, visuais e enredos focados na região amazônica, com influências religiosas e nordestinas.

A 23ª edição do Boa Vista Junina, o maior arraial da Amazônia, teve seu segundo dia cercado de grandes produções e, apesar do tempo chuvoso, a programação ocorreu sem interrupções. Seis quadrilhas se apresentaram na segunda noite do evento: uma do grupo emergente, três do grupo de acesso e duas do grupo especial.

Saiba mais: Amazon Sat transmite a 23ª edição do Boa Vista Junina; saiba como acompanhar a programação

As quadrilhas interagiram com a plateia, utilizaram vários recursos pirotécnicos, visuais e enredos focados na região amazônica, com influências religiosas e nordestinas. Confira detalhes do segundo dia:

Grupo Emergente

São Vicente 

A primeira apresentação da segunda noite foi da quadrilha São Vicente. Cercada de aspectos que remetem à São João, com figurinos e passos coreograficamente juninos, o grupo surgiu na verdade como uma escola de samba.

O tema da apresentação foi ‘Junho, o mês festeiro chegou’, com a música-tema ‘O mês festeiro chegou’. O grupo mostrou que embarcou de fato nas comemorações juninas. Confira alguns momentos:

Grupo de acesso

Estrela Junina

“No outono é sempre igual/ as folhas caem no quintal”. Quem não conhece esse trecho de uma famosa música que retrata as estações do ano? Sandy e Júnior marcaram gerações. E essa foi a temática do grupo junino Quadrilha Estrela Junina, com a música-tema ‘As quatro estações’, composta por Marcelyno Silva.

Com muitas cores e alegria, a quadrilha retratou cada estação. Confira: 

Luar do Sertão

Com a temática ‘A fé que nos une é a fé que nos move’ e música-tema de mesmo nome, o grupo Luar do Sertão trouxe, em sua apresentação, mensagens de fé, inclusão e sabedoria.

Na coreografia e vestimentas, buscou levar ao público uma mensagem de um mundo melhor. Confira:

Tradição Macuxi

Que Roraima tem uma beleza natural cercada de paisagens e pontos turísticos que contam a história do lugar, não é novidade. Mas para ressaltar essa beleza ainda mais, o último grupo da categoria acesso, Tradição Macuxi, fez sua apresentação com o tema ‘Lendas e Mitos do Monte Roraima’.

Com a música-tema ‘Monte Roraima, um encanto de beleza’, a quadrilha destacou um dos pontos turísticos mais conhecidos do Estado. Durante os 30 minutos de apresentação, o grupo também homenageou povos originários, como as tribos Taurepangues, Macuxi e Ingarikó. 

Confira detalhes da apresentação:

Grupo Especial

Amor Caipira

 Seguindo na linha da temática ‘fé’, o grupo Amor Caipira abriu a apresentação do grupo especial. Com inspiração na cultura nordestina, a apresentação ‘Nossa Terra é quente de amor e Fé’ mostrou a história de um nordestino sofrido, um vaqueiro chamado Vicente, que mesmo com a morte do pai e a vida difícil na caatinga, vê uma esperança de dias melhores ao reencontrar seu grande amor de infância: a Rosinha.

Confira a apresentação que teve como música-tema ‘Nossa Vaqueirada Apenas Começou’, do compositor Léo Marques:

Zé Monteirão

E para finalizar a segunda noite, a Quadrilha Zé Monteirão também abordou questões relacionadas à fé, Jesus Cristo e o amor ao próximo. Eles foram os campeões do ano passado e estão entre os favoritos deste ano.

Nesse sentido, o tema foi ‘Pão nosso de cada dia’ com a música-tema ‘O pão da vida’. A apresentação focou em ressaltar que o amor verdadeiro enfrenta tudo mesmo que lhe falte o pão, o alimento essencial. 

Na apresentação, a plateia contribuiu cantando e participando do enredo. No casamento fictício, a noiva até distribuiu bolo para a população e Jesus distribuiu o pão para a plateia. O grupo também utilizou vários recursos visuais durante o evento. Confira os destaques: 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Projeto leva ópera a estudantes de escola pública da zona sul de Manaus

Alunos do Centro de Educação de Tempo Integral (CETI) Cinthia Régia Gomes do Livramento, localizado na zona sul de...

Leia também

Publicidade