Manaus 30º • Nublado
Quarta, 01 Fevereiro 2023

Paçoca e damurida são aprovadas como patrimônios culturais de Boa Vista por vereadores

A Câmara Municipal de Boa Vista (RR) aprovou no dia 16 um Projeto de Lei (PL) que torna dois pratos típicos roraimenses patrimônios culturais e imateriais da capital: a paçoca de carne e a damurida. A proposta segue para sanção do prefeito Arthur Henrique (MDB).

O PL é de autoria do vereador Bruno Perez (MDB) e foi aprovado com 18 votos. Na proposta, o vereador destacou que os dois pratos de origem indígena se encaixam no conceito de patrimônio definido pela Unesco.

"O patrimônio, seja material ou imaterial, é o reflexo da identidade de um povo. Representa tudo o que deve ser preservado, tombado, registrado, revitalizado, ou seja, tudo o que não deve ser esquecido. Ao contrário, procura-se sempre mantê-lo em movimento, vivo e presente", afirma na proposta.

Pratos são típicos da cultura indígena. Fotos: Ruan Carneiro/Arquivo Pessoal ; Vanessa Lima/Arquivo g1 Roraima

A damurida, composta pelo tucupi e pimenta, é um dos pratos típicos da culinária indígena roraimense, que pode ser feita com peixe ou carne de caça. É uma receita carregada de tradições e considerada sagrada pelos povos indígenas.

Em Boa Vista, a comida é servida em restaurantes de comida regional e tradicionalmente feita em panela de barro, também confeccionadas por indígenas.

Já a paçoca, diferente da feita com amendoim, é preparada com carne seca e se tornou tradicional em Boa Vista após a distribuição da "maior paçoca do mundo", que este ano, bateu o recorde com 1.131 kg.

Durante a sessão, o vereador destacou que o projeto visa valorizar a tradição e as pessoas envolvidas na confecção desses pratos. "Eu queria evidenciar o trabalho das pessoas, dos chefes, dos cozinheiros, dos garçons... de quem está envolvido nesse processo para que a gente tenha cultura, gastronomia, turismo e para que a gente tenha a história do nosso município contada por meio da culinária", disse.

Veja mais notícias sobre CulturaGastronomiaAmapá.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 01 Fevereiro 2023

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/