Paçoca e damurida são aprovadas como patrimônios culturais de Boa Vista por vereadores

Os dois pratos são típicos de Roraima e de origem indígena. A proposta agora deverá ser aprovada pelo prefeito Arthur Henrique (MDB).

A Câmara Municipal de Boa Vista (RR) aprovou no dia 16 um Projeto de Lei (PL) que torna dois pratos típicos roraimenses patrimônios culturais e imateriais da capital: a paçoca de carne e a damurida. A proposta segue para sanção do prefeito Arthur Henrique (MDB).

O PL é de autoria do vereador Bruno Perez (MDB) e foi aprovado com 18 votos. Na proposta, o vereador destacou que os dois pratos de origem indígena se encaixam no conceito de patrimônio definido pela Unesco.

“O patrimônio, seja material ou imaterial, é o reflexo da identidade de um povo. Representa tudo o que deve ser preservado, tombado, registrado, revitalizado, ou seja, tudo o que não deve ser esquecido. Ao contrário, procura-se sempre mantê-lo em movimento, vivo e presente”, afirma na proposta.

Pratos são típicos da cultura indígena. Fotos: Ruan Carneiro/Arquivo Pessoal ; Vanessa Lima/Arquivo g1 Roraima

A damurida, composta pelo tucupi e pimenta, é um dos pratos típicos da culinária indígena roraimense, que pode ser feita com peixe ou carne de caça. É uma receita carregada de tradições e considerada sagrada pelos povos indígenas.

Em Boa Vista, a comida é servida em restaurantes de comida regional e tradicionalmente feita em panela de barro, também confeccionadas por indígenas.

Já a paçoca, diferente da feita com amendoim, é preparada com carne seca e se tornou tradicional em Boa Vista após a distribuição da “maior paçoca do mundo”, que este ano, bateu o recorde com 1.131 kg.

Durante a sessão, o vereador destacou que o projeto visa valorizar a tradição e as pessoas envolvidas na confecção desses pratos. “Eu queria evidenciar o trabalho das pessoas, dos chefes, dos cozinheiros, dos garçons… de quem está envolvido nesse processo para que a gente tenha cultura, gastronomia, turismo e para que a gente tenha a história do nosso município contada por meio da culinária”, disse.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade