Manaus 30º • Nublado
Terça, 03 Outubro 2023

Menor que a unha de um polegar: conheça o camarão aviú

aviu-2
Foto: Reprodução/Sacola Brasileira

A Amazônia é conhecida por abrigar dezenas de espécies de peixes, crustáceos  e outros animais aquáticos, principalmente por ser banhada pelo maior rio em volume de água doce do mundo, o rio Amazonas.

Contudo, engana-se quem pensa que só existem espécies de água doce. Facilmente encontrado nas águas rasas do rio Tapajós, no Estado do Pará, o aviú, ou avium, é um micro camarão que impressiona a todos pelo tamanho. 

Com a dimensão menor que a unha do dedo polegar - isso mesmo - o aviú possui o tamanho máximo de apenas dois centímetros e é considerado o menor camarão do mundo. Originário de Cametá, no Pará, o camarão é da família dos Sarfestídeos (Acelus americanus) e é encontrado, geralmente, em igarapés de água rasa pela região amazônica.

Sabor único

Por ser tão pequeno, será que é saboroso? Quem tem o paladar mais experiente afirma que, ao experimentar, o sabor lembra ovas de caviar, elevando seu potencial alimentício.

O micro camarão é um dos que podem ser encontrados em feiras populares em alguns Estados da Amazônia, como no Pará ou mesmo no Amapá ou no Amazonas. Assim, a utilização dele na culinária pode variar do uso em recheios de tortas e omeletes até a mistura na farinha, no arroz ou em moquecas. 

Foto: Reprodução/Sacola Brasileira

Outros benefícios 

Pesquisas mostram que esse micro camarão é uma fonte de ômega 3 e de selênio (que neutraliza os efeitos prejudiciais dos radicais livres); de vitamina B12 e ainda de vitamina D, que regula a absorção de cálcio e fósforo.

Além dos benefícios para pessoas, o aviú pode ser indicado como alimento para tartarugas e peixes de grande porte que habitam aquários, neutralizando os efeitos dos radicais livres e aumentando o sistema imunológico desses animais.

Vale lembrar que a coleta do aviú geralmente acontece nos meses de janeiro e fevereiro, na época de cheia do Rio Tapajós. Os catadores colocam na água o matapi (ferramenta para captura do camarão) no final do dia e retiram da água no início da manhã.

Confira uma receita de omelete de aviú: 

Ingredientes

200g de aviú;
Sumo de 2 limões;
6 ovos;
2 colheres (sopa) de azeite;
1 colher (sopa) de cebola batida;
1/2 colher (sopa) de salsinha picada;
Sal a gosto.

Modo de preparo

Em uma bacia coloque 1/2 litro de água e o sumo dos limões. Lave o aviú nessa água. Escorra. Bata bem os ovos com um garfo em uma tigela. Junte o sal a gosto. Numa frigideira, coloque o azeite e doure a cebola. Junte o aviú. Refogue brevemente. Junte os ovos. Depois que a omelete estiver encorpada, vire-os sobre um prato e, por cima, salpique a salsinha. 

Veja mais notícias sobre GastronomiaPará.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 03 Outubro 2023

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/