Açaí é sem dúvidas um dos frutos preferidos dos amazônidas, seja no Amazonas ou Pará, o alimento vai bem com qualquer combinação, doce ou salgado
Açaí é sem dúvidas um dos frutos preferidos dos amazônidas, seja no Amazonas ou Pará, o alimento vai bem com qualquer combinação, doce ou salgado. Mas você já pensou em fazer um pudim de açaí? Que tal acompanhar a receita do Portal Amazônia, e surpreender sua família neste fim de semana? Confira a receita:
Ingredientes
Para o pudim
1 1/4 xícara (chá) de polpa de açaí 1 lata de leite condensado 4 ovos Manteiga para untar
Foto: Divulgação
Para a cobertura
1 potinho de iogurte natural 1 colher (sopa) de leite 2 colheres (sopa) de açúcar 1/2 xícara (chá) de granola
Modo de preparo
Bata no liquidificador os ingredientes do pudim até obter uma mistura homogênea. Unte uma fôrma para pudim de 20 cm de diâmetro e despeje a mistura. Leve ao forno médio (180°C), em banho-maria, para assar até ficar firme. Deixe esfriar e leve à geladeira.
Cobertura
Bata no liquidificador o iogurte com o leite e o açúcar. Na hora de servir, desenforme o pudim, regue com a cobertura e polvilhe a granola.
Variação
Em vez de untar a fôrma, forre-a com uma calda de caramelo.
Um grupo de pesquisadores do IIAP documentam, pela primeira vez, essa alteração de pigmentação conhecida como leucismo no peixe Pterodoras granulosus, uma espécie que normalmente apresenta coloração escura.