Conheça três receitas populares na gastronomia de Macapá

Os macapaenses são bons quando o assunto é culinária e, claro, adoram apreciar suas raízes. Veja alguns pratos populares na capital amapaense

culinária de Macapá é uma mistura de sabores que vem do Pará, Ceará e Maranhão. Os macapaenses são bons quando o assunto é culinária e adoram apreciar suas raízes. Para mostrar a criatividade gastronômica desse povo, o Portal Amazônia preparou três receitas feitas na capital do Amapá. Confira:

Camarão no bafo

Ingredientes: 

½ kg de camarão sete-barbas, com casca, sem cabeça
1 dose de cachaça de alambique
Sal a gosto (sugestão 2 colher de sobremesa rasa)
2 dentes de alho picados
½ cebola picada
1 pimenta dedo de moça
1 tomate muito bem picado

Foto: Reprodução/Shutterstock

Modo de preparo

Em uma travessa, misture os ingredientes e deixe na geladeira por 1 hora. Depois cozinhe por 10 minutos no vapor até os ingredientes ficarem vermelhos. Você pode usar uma cuscuzeira para facilitar o trabalho.

Gengibirra

Ingredientes:

2 kg gengibre
2 kg açúcar
2 garrafas (600 ml) Cachaça
7 litros água

Foto: Divulgação

Modo de preparo

Corte o gengibre e lave-o em água corrente. Bata no liquidificador e adicione um pouco de água. Coloque o suco para ser coado. Acrescente açúcar e cachaça, mexa bem. Acrescente mais água.

Tacacá

Ingredientes:

2 litros de tucupí 
1/2 kg de camarão salgado (seco) 
2 maços de jambu 
4 dentes de alho 
4 pimentas de cheiro 
1 colher de chá de sal 
1/2 xícara de goma de mandioca 
Pimenta de cheiro

Foto: Cristiano Martins/Reprodução

Modo de preparo:

Coloque em uma panela o tucupi, tempere com alho, chicória, alfavaca e sal. Leve ao fogo e deixe levantar a fervura. A seguir baixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar por 30 minutos. Cozinhe o jambu em água quente, deixe cozinhar até os talos ficarem macios. Retire e escorra, deixe reservado. Retire a cabeça do camarão e deixe de molho em uma vasilha com água para retirar o sal. 

Ferva 4 xícaras de água com sal a gosto, dissolva a goma em uma vasilha com água fria, acrescente ao poucos na água fervendo, até ficar um mingau grosso, ou, ao ponto de sua preferência. Sirva em uma cuia nesta sequência: duas colher de sopa de tucupí, uma concha de goma, uma concha de tucupí, algumas folhas de jambu e 5 camarões, sal e pimenta a gosto. Na falta da goma de mandioca pode ser usada o polvilho azedo.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade