Confira a receita de molho de tucupi

Além de ser usado no tacacá, o tucupi tempera carnes de sabor marcante como pato, peixe, leitão, paca

O tucupi é o molho parcialmente fermentado da manipueira, que fica em repouso por um ou dois dias para a decantação do amido, que é posteriormente removido, ocorrendo naturalmente a fermentação. Além de ser usado no tacacá, o tucupi tempera carnes de sabor marcante como pato, peixe, leitão, paca. Talvez o prato mais famoso seja o pato no tucupi, que é conhecido internacionalmente. 


Para ajudar os internautas que tem curiosidade sobre o tucupi, o Portal Amazônia ensina o passo a passo da fabricação do molho; confira: 
Foto: Divulgação

Ingredientes

3 kg de mandioca brava (maniva)
4 dentes de alho amassados
2 maços de chicória
sal e pimenta de cheiro a gosto

Modo de preparo

Descascar a mandioca, lavá-la e depois ralar no ralador. Colocar numa panela e ir acrescentando água até virar uma massa. Espremer a massa para extrair um líquido amarelo, que é o tucupi. Deixar esse líquido descansar por 12 horas, até que a goma se separe do tucupi (líquido). Reservar a goma, que deve ser usada depois na preparação do tacacá. Numa panela grande, ferver o tucupi com alho, a chicória e o sal por 1hora e 30 minutos. Rende 2 litros de tucupi.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade