Manaus 30º • Nublado
Sábado, 27 Novembro 2021

Cinco restaurantes para provar a culinária indígena no Brasil

per_20211105-134656_1

Por mais de cinco séculos, a mesa brasileira é marcada pela influência da colonização europeia, como pela imigração de diferentes culturas. Neste processo histórico, a culinária dos povos originários, assim como seus ingredientes da terra brasileira, nem sempre tiveram o seu devido protagonismo na alimentação de grande parte da população.

Mandioca, frutos da floresta, peixes, especiarias, oleaginosas. Num momento em que se busca a reconexão e o resgate de nossas raízes e tradições, alguns restaurantes enaltecem pratos tradicionais do cotidiano de algumas etnias indígenas de nosso país, com seus ingredientes orgânicos da terra e sabores tão ricos. Confira os lugares especializados na culinária indígena no Brasil: 

Foto: Divulgação

1 - Casa Tucupi / São Paulo - SP

Com comida nortista e tempero acreano, a cozinheira Amanda Vasconcelos, natural de Rio Branco, está à frente da Casa Tucupi, na Vila Mariana, em São Paulo. De criação autoral, o arroz Dona Flor e seus dois maridos leva barriga de porco, camarões e os tradicionais tucupi e piracuí – este último uma farinha feita de peixe seco.


Foto: Divulgação

2- Peró / Paraty - RJ

Situado dentro da Pousada do Príncipe, em Paraty, o Peró tem como proposta a cozinha brasileira, inspirada nas raízes da nossa cultura gastronômica. As receitas combinam ingredientes tradicionais da cultura indígena como a mandioca, côco, banana – adicionados aos pescados e frutos do mar frescos locais. A chef Georgia Joufflineau busca sempre respeitar a sazonalidade do ingrediente, e o valor do pequeno produtor agrícola regional. Vale provar a receita do Robalo em Crosta de Baru, que leva farofa de mandioca de Paraty, camarão, além de emulsão de Tucupi. 

Foto: Divulgação

3 - Pra'Tu da Amazônia / Belo Horizonte - MG

Do jeito que é servido em Belém, o Pra'Tu da Amazônia leva para Belo Horizonte a regionalidade do Pará. Tacacá, Vatapá, Caruru, Açaí e outros pratos que tem o gostinho da região. 

Foto: Divulgação

4 - Sabores da Amazônia / Balneário Camboriú - SC

A gastronomia amazônica caiu como uma luva para o clima agradável do Sul. No cardápio, os clientes podem provar diversos iguarias da região como, por exemplo, tambaqui assado, tacacá, tapioca, sorvetes e doces. Outro destaque fica para a utilização de pratosde cerâmicas. 

Foto: Divulgação

5 - Restaurante Banzeiro / São Paulo - SP

Após ganhar o paladar dos amazônidas, o chef Felipe Schaedler decidiu se aventurar em outra cidade. Ele abriu uma filial do Restaurante Banzeiro na capital de São Paulo. No cardápio, todos os sabores que tornam a Amazônia um lugar único. Além dos famosos peixes da região, o restaurante aposta em uma combinação suculenta de ervas, frutos e, até mesmo, formigas em suas receitas. 

Veja mais notícias sobre Gastronomia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Novembro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/