Cinco restaurantes para provar a culinária indígena no Brasil

Restaurantes enaltecem pratos tradicionais do cotidiano de algumas etnias indígenas de nosso país, com seus ingredientes orgânicos da terra e sabores tão ricos

Por mais de cinco séculos, a mesa brasileira é marcada pela influência da colonização europeia, como pela imigração de diferentes culturas. Neste processo histórico, a culinária dos povos originários, assim como seus ingredientes da terra brasileira, nem sempre tiveram o seu devido protagonismo na alimentação de grande parte da população.

Mandioca, frutos da floresta, peixes, especiarias, oleaginosas. Num momento em que se busca a reconexão e o resgate de nossas raízes e tradições, alguns restaurantes enaltecem pratos tradicionais do cotidiano de algumas etnias indígenas de nosso país, com seus ingredientes orgânicos da terra e sabores tão ricos. Confira os lugares especializados na culinária indígena no Brasil: 

Foto: Divulgação

1 – Casa Tucupi / São Paulo – SP

Com comida nortista e tempero acreano, a cozinheira Amanda Vasconcelos, natural de Rio Branco, está à frente da Casa Tucupi, na Vila Mariana, em São Paulo. De criação autoral, o arroz Dona Flor e seus dois maridos leva barriga de porco, camarões e os tradicionais tucupi e piracuí – este último uma farinha feita de peixe seco.

Foto: Divulgação

2- Peró / Paraty – RJ

Situado dentro da Pousada do Príncipe, em Paraty, o Peró tem como proposta a cozinha brasileira, inspirada nas raízes da nossa cultura gastronômica. As receitas combinam ingredientes tradicionais da cultura indígena como a mandioca, côco, banana – adicionados aos pescados e frutos do mar frescos locais. A chef Georgia Joufflineau busca sempre respeitar a sazonalidade do ingrediente, e o valor do pequeno produtor agrícola regional. Vale provar a receita do Robalo em Crosta de Baru, que leva farofa de mandioca de Paraty, camarão, além de emulsão de Tucupi. 

Foto: Divulgação

3 – Pra’Tu da Amazônia / Belo Horizonte – MG

Do jeito que é servido em Belém, o Pra’Tu da Amazônia leva para Belo Horizonte a regionalidade do Pará. Tacacá, Vatapá, Caruru, Açaí e outros pratos que tem o gostinho da região. 

Foto: Divulgação

4 – Sabores da Amazônia / Balneário Camboriú – SC

A gastronomia amazônica caiu como uma luva para o clima agradável do Sul. No cardápio, os clientes podem provar diversos iguarias da região como, por exemplo, tambaqui assado, tacacá, tapioca, sorvetes e doces. Outro destaque fica para a utilização de pratosde cerâmicas. 

Foto: Divulgação

5 – Restaurante Banzeiro / São Paulo – SP

Após ganhar o paladar dos amazônidas, o chef Felipe Schaedler decidiu se aventurar em outra cidade. Ele abriu uma filial do Restaurante Banzeiro na capital de São Paulo. No cardápio, todos os sabores que tornam a Amazônia um lugar único. Além dos famosos peixes da região, o restaurante aposta em uma combinação suculenta de ervas, frutos e, até mesmo, formigas em suas receitas. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade