Aprenda a assar um peixe na folha de bananeira

“O que comemos e como preparamos representa quem somos e o nosso modo de vida”, explica o engenheiro da etnia Munduruku, Ismael Munduruku.

Um prato da culinária indígena simples e característico da Amazônia é o peixe assado na folha de bananeira. Ele é assado e comido na própria folha, sem o uso de talheres. Peixe, sal e limão compõem a receita do ‘peixe moqueado’ ou assado, que, segundo o engenheiro da etnia Munduruku, Ismael Munduruku, ajuda no rejuvenescimento.

“Nossa alimentação tem um grande significado para nós. Ela representa nossa forma de viver, e de como queremos nos apresentar aos demais, diz muito sobre a nossa cultura. O que comemos e como preparamos representa quem somos e o nosso modo de vida”, explicou.

Aprenda:

Peixe é assado e servido na folha de bananeira. Foto: Rebeca Beatriz/Acervo G1 Amazonas

INGREDIENTES

2 kg de peixe da sua preferência (não recomendado peixes grandes, como pirarucu e tambaqui)
6 limões
3 colheres (sopa) de óleo
2 cebolas
2 dentes de alho amassados
1 e meia xícara (chá) de farinha de mandioca crua
1 folha de bananeira grande (pode substituir por papel alumínio)

PREPARO

Limpe o peixe e depois deixe de molho no sal e no limão por cerca de 40 minutos. Em uma panela, aqueça uma colher (sopa) de óleo e refogue a cebola e o alho. 

Junte a farinha de mandioca e mexa até ficar levemente dourado. Recheie o peixe com a farofa. 
Lave bem a folha de bananeira e unte-a com o óleo restante. Envolva o peixe na folha de bananeira, coloque-o numa forma e leve ao forno médio (180ºC), preaquecido, por cerca de 60 minutos. Retire do forno e sirva a seguir.

*Com informações do g1 Amazonas

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Amazônia onde a violência campeia sem controle

Conflitos gerados por invasões de terras configuram hoje o principal eixo estruturante da violência na Amazônia Legal, segundo conclui o estudo Cartografia das Violências na Amazônia.

Leia também

Publicidade