6 curiosidades sobre o Mercadão 2000 de Santarém

O mercado foi criado em 1985 com o intuito de destacar o turismo, além de gerar desenvolvimento para a cidade.

Ícone de Santarém (distante a 697 quilômetros de Belém), o Mercadão 2000 é o maior centro de abastecimento do Baixo Amazonas. Ele foi criado em 1985 com o intuito de destacar o turismo, além de gerar desenvolvimento para a cidade, já que a estrutura forneceria uma variedade de alimentos para o município. 

O Portal Amazônia encontrou seis curiosidades sobre o espaço, que é um dos principais atrativos da cidade paraense. Confira:

Foto: Acervo/Neide Lira

Criação 

Fundado em 1985, pelo então prefeito de Santarém, Ronan Liberal, o Mercadão 2000 surgiu para atender o abastecimento de alimentos do Baixo Rio Amazonas. No início, a estrutura do mercado possuía 285 boxes.

Elefante branco?

Segundo Ronan Liberal, a construção foi considerada um ‘elefante branco’ na época. Porém, a grandiosidade arquitetônica da estrutura serviu de modelo para outras feiras pelo país.

Sensação

Na cerimônia de inauguração, milhares de pessoas se aglomeraram na Avenida Tapajós para ver de perto a estrutura do Mercadão 2000.

Foto: Acervo/Neide Lira

Por que 2000?

A escolha do nome ‘Mercadão 2000’ se deu pela expectativa da chegada dos anos 2000, pois um novo século significava renovação e evolução para a cidade. O nome pegou tanto que permanece até hoje como referência.

Obras

Durante o passar dos anos, o Mercadão passou por diversas modificações. Em 2023, por exemplo, o espaço recebeu 24 novos quiosques, padronizados, com sistema hidráulico e elétrico, além de churrasqueiras individuais e banheiros.

Funcionamento

O Mercadão 2000 está localizado na Travessa Professor Antônio Carvalho, 1439-1563 – Aldeia, Santarém. O espaço abre de segunda-feira a sexta-feira, de 8h às 17h; já aos sábados, de 9h às 14h.

O mercado é uma parada obrigatória para aqueles que desejam conhecer a cidade de Santarém.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Entenda qual a função de um consulado e quais estão presentes nas capitais da Região Norte  

Os serviços prestados por um consulado são essenciais na diplomacia internacional, pois fornecem assistência e proteção aos cidadãos de um país em território estrangeiro.

Leia também

Publicidade