Manaus em cena: 6 produções filmadas na capital amazonense

De produções independentes a filmes premiados e séries que conquistam o público, Manaus tem sido cenário para revelar o dia a dia de quem vive no coração da floresta e muita criatividade.

Manaus vista de cima. Foto: Clóvis Miranda/Semcom Manaus

Localizada às margens do Rio Negro, em plena floresta amazônica, Manaus carrega em seu DNA a força da resistência, da diversidade e da criatividade. Fundada oficialmente em 1669 com a construção do Forte de São José do Rio Negro, a cidade cresceu entre os ciclos da borracha, o movimento migratório e o avanço da Zona Franca, tornando-se a capital vibrante que conhecemos hoje.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

Com influências indígenas, nordestinas e caboclas, a capital do Amazonas é um verdadeiro caldeirão cultural onde surgem histórias únicas, capazes de emocionar e surpreender, e as produções audiovisuais feitas na cidade vêm ganhando espaço e reconhecimento.

De produções independentes a filmes premiados e séries que conquistam o público, Manaus tem sido cenário para revelar o dia a dia de quem vive no coração da floresta e muita criatividade.

Leia também: Da TV para o mundo: conheça produções televisivas que exaltam a Amazônia

Além disso, tem revelado diretores, roteiristas e atores que exploram temas regionais como a juventude periférica, conflitos urbanos, cultura popular, lendas amazônicas, ancestralidade e o dia a dia de quem vive no coração da floresta.

Confira seis produções filmadas em Manaus:

A Febre

O filme acompanha Justino, um indígena que há 20 anos vive em Manaus, trabalhando como segurança no porto da cidade. Sua filha Vanessa trabalha em um posto de saúde e acaba de passar para a faculdade de Medicina, na Universidade de Brasília. Insegura entre seguir seu sonho e deixar seu pai, ela precisa ainda lidar com uma estranha febre que subitamente aparece. Paralelamente, uma série de estranhos ataques a animais ganha destaque na TV local.

O longa é estrelado pelo ator indígena Regis Myrupu, natural de São Gabriel da Cachoeira, vencedor do prêmio Leopard for Best Actor de 2019. 

Onde assistir: Netflix

O último azul

O filme acompanha Tereza, uma mulher de 77 anos que mora numa cidade industrializada na Amazônia, e recebe um chamado do governo para abandonar sua casa e residir numa colônia habitacional para idosos. Antes de ser compulsoriamente expulsa de seu lar e enviada para longe, Tereza quer realizar seu último desejo: embarcar numa viagem pelos rios e afluentes da região.

O longa, dirigido por Gabriel Mascaro, se passa no Amazonas, com cenas filmadas em Manaus, Manacapuru e Novo Airão.

Onde assistir: tem previsão de lançamento nos cinemas brasileiros em agosto de 2025.

Dois Irmãos

A série gira em torno da história de dois irmãos gêmeos, Yaqub e Omar, e suas relações familiares em uma casa em crise. Baseada no romance de Milton Hatoum, a narrativa ocorre na cidade de Manaus e fala sobre a história de uma família de imigrantes libaneses. 

Onde assistir: Globoplay

Leia também: 10 lugares reais em Manaus descritos nas obras de Milton Hatoum

Manaus Hot City

O curta acompanha dois amigos que se encontram para comer um bodó. A conversa entre eles percorre as cores e os cheiros das casas, no calor da cidade de Manaus.

Onde assistir: Vimeo

Leia também: Com mais de 700 espécies catalogadas, conheça os bodós mais comuns na Amazônia

Além do Horizonte

A novela conta a história de três jovens dispostos a explorar um novo mundo. À procura de pessoas queridas que desapareceram sem explicações, eles se conhecem e descobrem que é preciso ir muito além do horizonte para desvendar os mistérios que envolvem suas famílias.

A produção teve algumas cenas gravadas em Manaus, onde a floresta e suas grutas, rios e cachoeiras serviram de cenário para contar o início da trama. 

Onde assistir: Globoplay

Antes o tempo não acabava 

O longa acompanha a história de Anderson, um jovem rapaz que possui raízes na etnia indígena saterê. Quando ele se muda para Manaus e vai morar na cidade grande, ele começa a se ver preso entre os embates culturais das tradições do mundo de onde veio e cresceu, os costumes urbanos e o complexo e conturbado cotidiano da metrópole.

Onde assistir: atualmente está indisponível em streamings

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Comissão de Direitos Humanos aprova criação da Política Nacional de Segurança dos Povos Indígenas

A proposta reafirma competências de vários órgãos de Estado relacionadas ao combate à violência contra os povos indígenas.

Leia também

Publicidade