Boi Garantido mantém tradição e distribui rosas em homenagem ao Dia dos Namorados

Todos os anos, no Dia dos Namorados, o boi-bumbá Garantido realiza uma saída nas ruas em Parintins em homenagem à data.

Flores e chocolates são símbolo facilmente associados ao Dia dos Namorados. Diferentemente de outros países, no Brasil, a data é comemorada dia 12 de junho desde 1948 e coincide com a véspera do Dia de Santo Antônio, conhecido como santo casamenteiro.

E que relação isso poderia ter com o Festival Folclórico de Parintins? Todos os anos, no Dia dos Namorados, o boi-bumbá Garantido realiza uma tradicional saída nas ruas da cidade amazonense em homenagem à data, distribuindo rosas.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

A programação conta com a participação da família Monteverde e a Tradição (Velha Guarda) do Boi do Povão anualmente. A festa do dia 12 de junho inicia no curral tradicional na Baixa de São José a partir das 18h com direito a ladainha a Santo Antônio, que é um dos santos padroeiros do Garantido, e distribuição de guloseimas. Em seguida, saída nas ruas pra brincar de boi-bumbá.

A festa ganha um destaque também pelas fogueiras feitas pelos moradores do percurso, no qual o boi evolui e distribui rosas aos casais.

Para este momento, os torcedores, que moram nas ruas por onde o bumbá passa, enfeitam todo o trajeto, sempre com bandeirolas nas cores vermelhas e brancas. Uma das vias mais enfeitadas é a rua Armando Prado, um dos pontos de maior concentração de torcedores encarnados. 

Neste ano, em cima do trio elétrico, serão cantadas as toadas populares e as do álbum de 2024 nas vozes de Israel Paulain (apresentador), João Paulo Faria (amo do boi), David Assayag e Sebastião Júnior (levantadores de toadas). 

Para o apresentador Israel Paulain, é a tradição de Lindolfo Monteverde sendo mantida. 

“Vamos fazer uma festa muito bonita, a começar pela religiosidade, com a ladainha a partir das 18h na Baixa do São José, com dona Maria do Carmo Monteverde comandando. Depois vamos sair nas ruas de Parintins celebrando Santo Antônio, o Santo casamenteiro, que é um dos Santos, também protetor do Boi Garantido, com fogueiras nas ruas e o cortejo seguindo até a Catedral de Nossa Senhora do Carmo. Tradição mantida”, afirmou.

Além das toadas, o evento terá a presença da Batucada, dos trotes, os movimentos da Vaqueirada e a torcida organizada Comando Garantido. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Peças europeias dos séculos 18 e 19 são encontradas durante obras em praça no Amapá

Arqueólogos encontram as peças em escavações na Praça Barão do Rio Branco, no centro de Macapá. Objetos serão estudados por pesquisadores da Unifap.

Leia também

Publicidade