O evento sediou competições de jogos eletrônicos, cosplay, KDT (k-cover dance) e, claro, reuniu famílias e amigos interessados na cultura geek em Manaus.
Tudo o que é bom tem um final. Neste domingo (22), terminou mais uma edição do Games RAM Geek, que contou com uma programação diversificada para a comunidade nerd de Manaus (AM). Durante três dias, o evento sediou competições de jogos eletrônicos, cosplay, KDT (k-cover dance) e outras atrações dedicadas à cultura asiática.
O último dia do evento começou com a final do Campeonato de ‘Valorant’. Em seguida, o grupo Fragmento subiu ao palco e cantou o melhor do rock brasileiro. Outro evento que “bombou” novamente foi o concurso de cosplay, onde os manauaras soltaram a criatividade e não deixaram a desejar na escolha do figurino.
A cantora Bruna Higs voltou ao palco principal e emocionou os presentes com os principais temas de animes, como Pokémon, Cavaleiros dos Zodíacos e Dragon Ball. Enquanto isso, a final do Campeonato de Free Fire mobilizou o público durante a tarde, que estava atento ao embate entre os times.
O evento também deu visibilidade ao K-pop, gênero de música sul-coreano. Vários grupos de Manaus participaram de um concurso de K-Cover Dance, com coreografias de música coreanas reconhecidas internacionalmente graças a fama de grupos como BTS e Black Pink.
Entre vários estandes de expositores, um que ficou lotado durante o evento foi o de tatuagem. Lá, os fãs do universo nerd puderam marcar na pele o seu personagem favorito. Como a empresária Ketlen Fabiana, que é apaixonada pelo anime ‘Naruto’, mas aproveitou o momento para fazer uma tatuagem em homenagem a outro anime favorito: ‘One Piece’.
“Estou fazendo o Luffy, do ‘One Piece’. E eu amo esse universo. A paixão é tanto que decidi investir na minha própria loja geek. Estava passando por aqui e a tatuagem me chamou a atenção, então resolvi fazer”,
contou.
Jogada perfeita
Famílias
Um número grande de famílias transitou entre os estandes da Games RAM Geek. Alguns dos pais levaram os filhos para participar ou assistir o concurso de cosplay, que movimentou o evento. A dona de casa Elsa Maria acompanhou os filhos Rodrigo e Raquel. Ela contou ao Portal Amazônia que a prática do cosplay gerou várias coisas positivas para os seus filhos.
“Eles fazem as fantasias do zero. Acho legal ver esse empenho e dedicação em uma atividade, principalmente por trabalhar a criatividade. Esse é o terceiro evento que eles participam e devido ao empenho as pessoas acabam elogiando os figurinos”,
falou, orgulhosa.
Se tinha alguém animado no último dia do evento era a artesã Claudia dos Santos. Ela participou pela primeira vez de um evento geek e lamentou não ter tempo de confeccionar uma fantasia. Porém, Claudia garantiu que na próxima edição ela vai devidamente caracterizada.
“É tão animado. Os jovens estão aqui e se divertem de maneira saudável. Só fiquei triste, porque não consegui uma fantasia. Na próxima edição eu vou vir de Jake Sparrow, um dos meus personagens favoritos”, contou a artesã, que seguiu tirando foto com os outros cosplayers.
Tecnologia
Nem só de jogos eletrônicos se vive. Uma das vertentes da Games RAM Geek é apresentar ao público tecnologias pioneiras. Durante os três dias, uma equipe de alunos do Sesi Amazonas montou um espaço de robótica para difundir a prática para um público mais abrangente. “As crianças ficam mais por dentro do que a robótica significa e quem sabe não descobrimos novas adições para criar tecnologia para o Amazonas”, contou Emily, auxiliar do estande do Sesi.
A empresária Letícia Soares, mãe do pequeno Henrique, de 5 anos, adorou a iniciativa do Sesi e aproveitou para tirar várias dúvidas com os alunos. “O que move o mundo é a tecnologia. Eu quero que o Henrique tenha a oportunidade de desbravar todas as oportunidades que eu puder oferecer”, afirmou.
E aí? Qual foi o seu momento favorito da Games RAM Geek?