Após três dias de evento, competitividade e diversão definem a Games RAM Geek em Manaus

O evento sediou competições de jogos eletrônicos, cosplay, KDT (k-cover dance) e, claro, reuniu famílias e amigos interessados na cultura geek em Manaus.

Tudo o que é bom tem um final. Neste domingo (22), terminou mais uma edição do Games RAM Geek, que contou com uma programação diversificada para a comunidade nerd de Manaus (AM). Durante três dias, o evento sediou competições de jogos eletrônicos, cosplay, KDT (k-cover dance) e outras atrações dedicadas à cultura asiática.

O último dia do evento começou com a final do Campeonato de ‘Valorant’. Em seguida, o grupo Fragmento subiu ao palco e cantou o melhor do rock brasileiro. Outro evento que “bombou” novamente foi o concurso de cosplay, onde os manauaras soltaram a criatividade e não deixaram a desejar na escolha do figurino.

Competição e música marcaram o último dia de evento. Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia

A cantora Bruna Higs voltou ao palco principal e emocionou os presentes com os principais temas de animes, como Pokémon, Cavaleiros dos Zodíacos e Dragon Ball. Enquanto isso, a final do Campeonato de Free Fire mobilizou o público durante a tarde, que estava atento ao embate entre os times.

O evento também deu visibilidade ao K-pop, gênero de música sul-coreano. Vários grupos de Manaus participaram de um concurso de K-Cover Dance, com coreografias de música coreanas reconhecidas internacionalmente graças a fama de grupos como BTS e Black Pink. 

Entre vários estandes de expositores, um que ficou lotado durante o evento foi o de tatuagem. Lá, os fãs do universo nerd puderam marcar na pele o seu personagem favorito. Como a empresária Ketlen Fabiana, que é apaixonada pelo anime ‘Naruto’, mas aproveitou o momento para fazer uma tatuagem em homenagem a outro anime favorito: ‘One Piece’.

“Estou fazendo o Luffy, do ‘One Piece’. E eu amo esse universo. A paixão é tanto que decidi investir na minha própria loja geek. Estava passando por aqui e a tatuagem me chamou a atenção, então resolvi fazer”, 

contou.

Fãs carregam na pele os seus animes favoritos. Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia

Outro que aproveitou o estúdio de tatuagem foi Vitor Laranjeira, também apaixonado pelo anime ‘Naruto’. Ele gostou do desenho de Jiraya, um dos personagens icônicos do anime japonês. “Adoro fazer tatuagens, ainda mais quando possuem um significado importante para mim. O Naruto tem um significado enorme na minha vida. Por isso, sempre que tiver oportunidade estarei tatuando algo relacionado ao anime”, revelou.


Daniele, do estande da Pixel Art, contou que os personagens de animes são muito procurados também em outras modalidades de arte. A gente faz pixel arte desde 2016. Fazíamos só origami primeiro, mas como as pessoas pediam mais coisas de anime, com origami a gente não consegue fazer tudo tão detalhado, foi quando começamos com os pixels, que consegue abranger mais personagens”, explicou.

As ideias são baseadas em jogos, filmes e personagens de animes e produzidos desde chaveiros à grandes quadros.

Jogada perfeita 

Concentração. Essa é a palavra que define a final de Valorant, que aconteceu neste domingo. Os competidores usaram toda a concentração existente dentro de si em uma disputa acirrada. E quem levou a melhor foi a equipe ‘ValSports’, que contou até com uma torcida organizada.


De acordo com Lucas Sacamoto, gerente e player da ‘ValSport’, normalmente os gamers jogam no conforto de sua casa, então, quando eles saem de sua “zona de conforto” é um fator determinante para definir a derrota ou vitória. 

“A nossa equipe conseguiu efetuar com sucesso e garantir o troféu. Treinamos bastante para chegar neste nível de campeonato. Essa é a dica que eu dou para todo jovem que deseja se inserir no universo competitivo dos games”, indicou. 
Equipe ‘ValSports’ se destacou no Valorant e conseguiu a primeira colocação. Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia

Famílias 

Um número grande de famílias transitou entre os estandes da Games RAM Geek. Alguns dos pais levaram os filhos para participar ou assistir o concurso de cosplay, que movimentou o evento. A dona de casa Elsa Maria acompanhou os filhos Rodrigo e Raquel. Ela contou ao Portal Amazônia que a prática do cosplay gerou várias coisas positivas para os seus filhos.

“Eles fazem as fantasias do zero. Acho legal ver esse empenho e dedicação em uma atividade, principalmente por trabalhar a criatividade. Esse é o terceiro evento que eles participam e devido ao empenho as pessoas acabam elogiando os figurinos”, 

falou, orgulhosa.

Elsa e seus filhos no Games Ram Geek. Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia

Se tinha alguém animado no último dia do evento era a artesã Claudia dos Santos. Ela participou pela primeira vez de um evento geek e lamentou não ter tempo de confeccionar uma fantasia. Porém, Claudia garantiu que na próxima edição ela vai devidamente caracterizada.

“É tão animado. Os jovens estão aqui e se divertem de maneira saudável. Só fiquei triste, porque não consegui uma fantasia. Na próxima edição eu vou vir de Jake Sparrow, um dos meus personagens favoritos”, contou a artesã, que seguiu tirando foto com os outros cosplayers. 

Claudia (camiseta colorida) se divertiu no último dia do Games Ram Geek. Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia

Tecnologia 

Nem só de jogos eletrônicos se vive. Uma das vertentes da Games RAM Geek é apresentar ao público tecnologias pioneiras. Durante os três dias, uma equipe de alunos do Sesi Amazonas montou um espaço de robótica para difundir a prática para um público mais abrangente. “As crianças ficam mais por dentro do que a robótica significa e quem sabe não descobrimos novas adições para criar tecnologia para o Amazonas”, contou Emily, auxiliar do estande do Sesi.

A empresária Letícia Soares, mãe do pequeno Henrique, de 5 anos, adorou a iniciativa do Sesi e aproveitou para tirar várias dúvidas com os alunos. “O que move o mundo é a tecnologia. Eu quero que o Henrique tenha a oportunidade de desbravar todas as oportunidades que eu puder oferecer”, afirmou.  

Crianças tiveram contato com robótica. Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia

E aí? Qual foi o seu momento favorito da Games RAM Geek?

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Segundo módulo do Rede Educa aborda Direito Ambiental, Materialidade e Inventário de Emissões

O Rede Educa dá continuidade ao seu especial sobre ESG (Environmental, Social and Governance) com o lançamento do segundo...

Leia também

Publicidade