1º Encontro de Cacicas em Manaus promove protagonismo de mulheres indígenas

Idealizado pela associação Makira Ëta, encontro ocorrerá no dia 19 de dezembro, no Centro Cultural Povos da Amazônia.

O Centro Cultural Povos da Amazônia, em Manaus (AM), sediará o 1º Encontro de Cacicas no dia 19 de dezembro. A iniciativa, promovida pela Associação Rede de Mulheres Indígenas do Estado do Amazonas – Makira Ëta, tem como principal objetivo promover o protagonismo da mulher indígena por meio do desenvolvimento socioeconômico e sustentável.

Destinado não só a evidenciar, mas também a amplificar o papel fundamental da mulher indígena na construção de uma sociedade mais equânime, o evento inédito se dispõe a abordar múltiplos temas. De acordo com Jardeline Costa, coordenadora do encontro, em primeiro lugar, será discutido o propósito de reafirmar a liderança e o protagonismo das mulheres indígenas entre os povos, além de destacar a diversidade e a inclusão LGBTQIAPN+ entre comunidades indígenas.

Fotos: Divulgação

A coordenadora explicou que o encontro colocará em foco argumentos contra preconceitos e estereótipos, questões importantes na construção de espaços para conversas resilientes sobre as disparidades de gênero, quebra de paradigmas, discriminação, violência e combate ao machismo dentro e fora das comunidades indígenas.

“Espaços estes onde as mulheres indígenas ocupam na atualidade, trazendo suas experiências e identidades plurais”, 

complementou a coordenadora.

Ao longo do evento serão realizados debates, roda de conversas, palestras, performances artísticas, exibição de filmes, sorteios, entre outras atividades culturais. As obras artísticas são todas autorais. O evento será transmitido em tempo real nas plataformas virtuais da rede Makira’eta.

De acordo com a organização, o encontro “preconiza um futuro no qual todas as mulheres indígenas, seus direitos, seus papéis, suas identidades e sua diversidade estarão no centro da agenda pública, pavimentando um caminho para uma extensiva inclusão social e cultural”.

Integram a equipe técnica do projeto, além de Jardeline: Rosijane Tukano (coordenação); Marinete Tukano (administrativo); Milene K (coordenação de Comunicação); Rosana Baré (Comunicação); Ariones Soares Alves (Jovem comunicador) e Lucas Escobar dos Santos (financeiro).

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Óleo extraído de árvore típica de Tepequém tem potencial para combater mosquito da malária

Estudo publicado em revista internacional mostra que extrato da Trattinnickia burserifolia elimina larvas do mosquito em até 48 horas. Pesquisadores destacam potencial para novos métodos de controle da doença na Amazônia.

Leia também

Publicidade