Manaus 30º • Nublado
Quarta, 17 Agosto 2022

Centro Cultural dos Povos da Amazônia: conheça o local que difunde a história e os conhecimentos dos amazônidas

Inaugurado em 2007, o Centro Cultural dos Povos da Amazônia (CCPA) é um espaço cultural com a finalidade de valorizar e difundir o conhecimento produzido nos nove países que compõem a Amazônia Internacional, localizado em Manaus (AM). centro cultural conta com atividades como feiras, exibições e exposições. 

O Portal Amazônia mostra quais são as particularidades desse espaço. Confira:

Foto: Divulgação/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas

Cúpula 

O centro cultural possui uma cúpula com cerca de 150 lugares e um auditório com disponibilidade para 70 pessoas. Para além da cúpula, o espaço conta com uma arena de espetáculos com capacidade para 17 mil pessoas sentadas. 

Na parte superior externa do prédio são encontrados os registros de ícones rupestres representativos de diversos países amazônicos Um dos eventos mais realizados no local é o Festival Folclórico do Amazonas, que ocorre anualmente no mês de junho.

Acesso à informação

É possível também realizar pesquisas e ter acesso aos mais diversos tipos de informação sobre a Amazônia no local, que abriga as seguintes bibliotecas::


  • Memorial e Biblioteca Mário Ypiranga Monteiro; 
  • Biblioteca Arthur Reis, no Núcleo de Documentação Samuel Benchimol;
  • Biblioteca Infantil Emídio Vaz D´Oliveira. 

Memorial e Biblioteca Mário Ypiranga Monteiro

O acervo do escritor que dá nome ao local, Memorial e Biblioteca Mário Ypiranga Monteiro conta com 15 mil volumes de obras raras, coleções e livros de sua autoria.

Museu do Homem do Norte

Idealizado pelo sociólogo-antropólogo Gilberto Freyre, o Museu do Homem do Norte foi criado para reunir um acervo que refletisse as particularidades e características da vida das pessoas que habitam a Região Norte do Brasil.

Atualmente o museu conta com 4.116 peças que foram adquiridas ao longo do tempo por meio de doações, compras e incorporações.

O museu exibe uma amplitude da cultura regional ao mostrar técnicas de trabalho do dia a dia das populações amazônidas, os meios de transporte, as habitações, a alimentação, as festas, o artesanato, a religiosidade, os mitos e ritos, além de importante acervo arqueológico.

Também conta com o Cine Silvino Santos, em homenagem ao fotógrafo e pioneiro do cinema na Amazônia.

Núcleo de Documentação Samuel Benchimol 

Nesse espaço são disponibilizados ao público 33 computadores conectados à internet e equipamentos de tratamento documental. O espaço é destinado à pesquisa amazônica, com o objetivo de coletar, tratar, disponibilizar e gerenciar acervos sobre a região. 

Passarela dos arcos 

Em uma das laterais  do prédio está a Passarela dos Arcos, composta por nove arcos, com imagens das nove nações que integram o território amazônico e informações (trilíngues – português, inglês e espanhol) em totens distribuídos no local.

Foto: Divulgação/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas

Exposições

O Centro Cultural dos Povos da Amazônia também conta com espaços para visitação do público em geral, com exposições temporárias e permanentes, dentre as quais as representativas do cotidiano amazônico, como:


  • Casa do Caboclo (com decoração e utensílios típicos das casas da população ribeirinha);
  • Moenda de Cana-de-açúcar; 
  • Xapono Yanomami; 
  • Barracão do Guaraná;
  • Casa da Farinha;
  • Tapiri de Defumação da Borracha e Casa do Seringueiro.
64° Festival Folclórico do Amazonas realizado em 2022. Foto: Divulgação/Prefeitura de Manaus
O Centro Cultural dos Povos da Amazônia está localizado no Distrito Industrial I, Avenida Silves, n°.2222 - Crespo. Para saber mais: (92) 3090-6800 ou cultura.am.gov.br. O horário de funcionamento é de terça a sábado, das 9h às 15h, com entrada gratuita. O acesso aos espaços administrados pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa só é permitido mediante a apresentação da carteira de vacinação contra Covid-19. O uso de máscara é obrigatório.

Digite seu texto aqui...


Veja mais notícias sobre TurismoAmazonas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 17 Agosto 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/