Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Quarta, 28 Outubro 2020

Os melhores cursos técnicos para o momento

A pandemia trouxe muitas tendências para o mercado de trabalho direto e indireto. Junto a isso, veio a demanda de cursos para o desenvolvimento de novas tarefas que acompanham, principalmente, a tecnologia. Entretanto, além disso, há áreas tradicionais que também têm probabilidades de crescimento.

Os cursos ainda são alternativas de empregabilidade mais rápida e com o menor tempo de formação. Alguns chegam à conclusão em até 06 meses, outros em até 02 anos. Para identificarmos essas áreas, precisamos avaliar alguns pilares fundamentais para o momento: comportamento do consumidor após a quarentena, a rotina atual em home-office e as tendências que contratações de serviços autônomos ou liberais.

Nesse artigo, vamos conhecer alguns destaques de cursos que acompanharão todas as tendências de geração de oportunidades: 

Os melhores cursos técnicos para o momento — Foto: AEN/Divulgação

Marketing Digital

Essa tendência de mercado não necessariamente corresponde às vendas em si, mas sim às estratégias que serão colocadas em prática para a captação de interesse e atração de clientes do outro lado da tela, seja de computador ou celular. Entre os principais fatores está a estratégia de publicidade online, geração de leads e desejo de consumo.

No Marketing digital, as análises métricas e desempenhos de web são os dois principais assuntos que levarão as estratégias a serem assertivas. Com as medições de desempenhos de divulgações e ações comerciais online, as empresas saberão como tomar decisões corretas para a captação de novos clientes, que antes saíam para comprar e agora, mesmo que o Covid 19 suma da sociedade, ainda terão receio das locomoções externas.

- Análises métricas: é o que vai medir o alcance de ações digitais, a penetração de informações e aceitações entre o público-alvo.

- Estratégias para conversões: é o que vai transformar o despertar de interesse em provável venda em si.

- ROI: é o cálculo financeiro de retorno sobre investimentos. Exemplo: quanto houve de vendas com ações de divulgações patrocinadas? 

E-Commerce e Vendas

As vendas online se tornaram uma realidade no período de quarenta. Muitas empresas que nunca haviam usado os meios digitais para promoverem seus negócios começaram a ganhar dinheiro com esse novo formato e viram um caminho enxuto de custos e lucros certos.

Nesse quesito, há vários caminhos que podem ser explorados. Dois dos principais são os de Vendas Online e Desenvolvimento de Aplicativos:

- Vendas Online: profissionais que vão gerir, atender e negociar vendas com clientes em potencial. Junto a isso, a elaboração de estratégias para prospecções de novos clientes e monitoramento de ações e preços de concorrentes.

- Desenvolvimento de Aplicativos: profissionais que vão desenvolver aplicativos, sistemas digitais e sites para que as empresas comecem ou aumentem suas vendas via mídias públicas. Na quarentena, muitas empresas começaram a perceber que podem ver as vendas online como complementares ou até mesmo a transformação total da venda física para a digital, reduzindo custos e potencializando lucros. 

Técnico em Nutrição

As notícias em época de quarentena reforçaram o conceito de que quanto mais a pessoa tem imunidade de saúde, mais rápido poderia passar pelo vírus, sem que haja o óbito. Esse sentimento gerou um grande alarme para pessoas que não cuidavam de suas saúdes, seja pela alimentação, exercícios físicos ou cuidados preventivos. Com isso, um leque de alternativas começará a se abrir para profissionais na área de Saúde, principalmente na Nutrição.

O técnico de Nutrição, por sua vez, não poderá prescrever dietas para clientes, entretanto, terá um papel fundamental dentro de empresas e com atendimentos autônomos, que é de acompanhar os processos de cumprimentos de dietas prescritas por nutricionistas, que são os profissionais legalmente permitidos para a prescrição. Proporcionalmente, a tendência é que esse profissional seja contratado por cozinhas industriais e empresas que possuem estruturas próprias de cozinha.

Técnico em Programação e Jogos Digitais

Com um salário médio de 12 mil reais em empresas desenvolvedoras de jogos, esse tipo de função também é uma realidade do momento. O período de crise é, sem dúvida, estressante ao extremo. Isso condiciona pessoas ao comportamento de buscarem meios de entretenimento para que, de forma "invisível", se sintam relaxadas. Por isso, de 06 para cá o consumo de jogos tem aumentado significativamente, principalmente em celulares e tablets.

Além do crescimento por jogos digitais, há a grande procura por automatizações de processos empresariais. Isso requer diretamente o conhecimento da programação: robôs para receberem pagamentos, sistemas programados para a distribuição de informações entre setores, mecanismos programados para lembretes de prazos e assim por diante. Um programador de sistemas automatizados ganha em torno de 10 a 11 mil reais de remuneração.

Técnico em Estética

Depois do período de quarentena, muitas pessoas vão procurar serviços de estética, seja no rosto ou no corpo. Com o longo período em casa, muitas pessoas deixaram de se cuidar nesses termos, e por isso gerará esse tipo de demanda. Além disso, houve o aumento do nível de depressão pela falta de visitas e encontros entre familiares e amigos. Como a forma do subconsciente pela busca de autoestima, esse é mais um fator que fará esse tipo de serviço ser muito buscado.

Flávio Guimarães é diretor da Guimarães Consultoria, Administrador de Empresas, Especializado em Negócios, Comportamento e Recursos Humanos, Articulista de Carreira, Emprego e Oportunidade dos Jornais Bom Dia Amazônia e Jornal do Amazonas 1ª Edição, CBN Amazônia, Portal Amazônia e Consultor em Avaliação/Reelaboração Curricular. 


*O conteúdo do texto é de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e não reflete, necessariamente, a posição do Portal Amazônia.

Veja mais notícias sobre NotíciasEu Profissional.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 28 Outubro 2020

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/