Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Quarta, 28 Outubro 2020

Áreas com Tendências de Geração de Empregos Pós-Pandemia

140500-entenda-o-poder-da-tecnologia-como-ferramenta-competitiva

A pandemia do Covic-19 nos mostrou vários fatores sobre o mercado de trabalho: como trabalhar a distância, como aperfeiçoar processos organizacionais sem ter equipes presentes e tantos outros. Além disso, há algumas surpreendentes projeções de geração de empregos em áreas específicas depois que tudo isso passar.

(Foto:Divulgação)

A área de Saúde, por exemplo, é um segmento que haverá baixa por um lado, das instituições e profissionais que foram contratados/as para suprirem as demandas de tratamentos de pacientes infectados, e por outro lado haverá a alta de contratações em outras atividades da mesma área.



Além da Saúde, a área de TI desponta como uma das principais geradoras de vagas, principalmente com atividades de desenvolvimento de softwares, aplicativos e tecnologias para os comércios, que perceberam que suas operações podem ser mantidas sem haver a estrutura convencional de trabalho: com um local para atender clientes. Essa constatação por parte de empresários/as fará que muitos encerrem suas estruturas físicas e migrem integralmente para e-commerce, seja via aplicativos ou sites próprios.


A área de Educação Física também terá uma grande demanda, principalmente para pessoas que passaram muito tempo em casa no período da quarentena. Sem exercícios habituais, a tendência é que haja o engordamento físico, o que cria uma cadeia de aumento de clientes para academias e serviços liberais. Ainda dentro desse fator, o que constatamos em pesquisa é que esse tipo de atuação será, pelos 06 primeiros meses, em domicílio, pois o público consumidor em geral ainda terá certo temor dos resquícios das infecções.


Saúde


Durante toda a pandemia, ouvimos falarem que o nível de imunidade da pessoa pode ser determinante para a breve recuperação ou agravamento do quadro clínico do Covid-19. Isso vai gerar uma grande demanda de pessoas cuidando de si próprio quanto o assunto for saúde. Entre esses destaques está o crescimento de alguns serviços em clínicas ou em hospitais, o que vai gerar necessidades de novas contratações:


- Nutricionistas: essa classe de profissionais receberá muitas demandas de pessoas que querem vencer a obesidade, seja leve, mediana ou severa. Assim, a tendência é que muitas consultas e tratamentos sejam contratados, não somente para a perda de peso, mas também para a correção de hábitos alimentares, problemas fisiológicos, entre outros. Com esses cuidados, as pessoas atendidas estarão aumentando os seus níveis de imunidade para qualquer tipo de nova doença que venha a surgir.


- Endocrinologistas: muitas mulheres deixaram de engravidar por medo do período que vivemos e com o aumento de problemas de saúde feminina nos últimos 08 anos, principalmente de tireoides, retomarão seus tratamentos para terem filhos. Com o final da pandemia, a tendência é que esse e outros serviços da classe aumentem, pois os futuros pais e mães se sentirão mais seguros para isso. Novamente os trabalhos liberais serão significativos, além dos atendimentos em clínicas, hospitais e instituições do Terceiro Setor.


TI


Com o período de quarentena, muitas empresas perceberam que seus custos diminuíram muito com as entregas em delivery. Seguindo essa constatação, muitos empresários/as podem optar por trabalharem somente assim após o período de crítico de possibilidade de infecções. Dessa forma, geraremos muitas demandas de profissionais que desenvolvem aplicativos próprios, que fazem manutenções em sistemas de TI e que desenvolvem novas tecnologias para o atendimento e-commerce.


Muitas empresas, que ainda não tinham sites próprios, também optarão por abrirem um com possibilidades de pagamentos online. Web designer e profissionais de manutenção de redes sociais também serão contratados em um nível surpreendente para que possam manter as estruturas de vendas em aplicativos e sites.


Além dessas demandas específicas, muitas organizações voltarão às suas operações físicas. Com isso, também geraremos demandas de contratações de profissionais para manutenções de sistemas e infraestrutura de TI, que até então estavam paradas.


Educação Física


O período da quarentena manteve muitas pessoas em casa. A rotina delas mudou completamente, havendo a continuidade e repetição de alimentação e repouso. Antes, quando não havia quarentena, essas mesmas pessoas, mesmo as que estavam sem emprego, tinham atividades físicas de locomoções para entrevistas para deixarem currículos ou saírem para fazerem serviços autônomos ou liberais. Assim, reforçava os exercícios físicos e queimavam calorias. Com as atividades em casa, existe em baixíssima proporção. Ou seja, a tendência é que tenham engordado, gerando uma cadeia de demandas de contratações de profissionais para academias e também instituições de tratamento de beleza.


A maior demanda nesse item destacado é para professores/as de Educação Física, personais trainners individuais/particulares e profissionais de drenagens linfáticas.


Indústria de produtos naturais


O maior segmento industrial que tende a ter crescimento é o de produtos naturais, que serão cada vez mais procurados por pessoas que buscarão o melhoramento de imunidade fisiológica. Dessa forma, muitas empresas pequenas e médias começarão a crescer em seus portes devido o aumento de faturamento. Seguido disso, as vendas online devem ser o principal canal de distribuição desses produtos.


A cadeia alimenta empregos como Operadores de Produção, profissionais Administrativos e principalmente Vendedores.


Flávio Guimarães é diretor da Guimarães Consultoria, Administrador de Empresas, Especializado em Negócios, Comportamento e Recursos Humanos, Articulista de Carreira, Emprego e Oportunidade dos Jornais Bom Dia Amazônia e Jornal do Amazonas 1ª Edição, CBN Amazônia, Portal Amazônia e Consultor em Avaliação/Reelaboração Curricular.

Veja mais notícias sobre Eu Profissional.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 28 Outubro 2020

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/