Escolher profissão com bons ganhos ou satisfação pessoal

Nesse artigo vou falar sobre o aspecto profissional unido ao comportamental e de gosto pessoal por profissão. Vamos entender esse universo tão sonhado por muitas pessoas.

Foto: Nino Souza Nino/Pixabay

Por Flávio Guimarães – flavioguimaraesjr@hotmail.com

Seria um sonho de vida conseguir unir uma ideia com a outra, não é verdade? Entretanto, a prática nem sempre pode possibilitar isso. Ou pode, dependendo do que definirmos como linha de atuação, o tempo de maturação da carreira e os frutos rendidos em médio e longo prazo.

A questão principal desse tema é que podemos, sem dúvida, fazer o que gostamos e, com isso, ainda ganhar muito dinheiro. Porém, a maioria de situações assim nos mostra que isso leva um certo tempo, a depender da área que a pessoa quer atuar. Se for petróleo, por exemplo, a tendência é que o enriquecimento seja proporcionalmente mais rápido do que em outros setores.

Nesse artigo vou falar sobre o aspecto profissional unido ao comportamental e de gosto pessoal por profissão. Vamos entender esse universo tão sonhado por muitas pessoas.

Mas quais profissões dão lucros mais rápidos?

Entre os setores de mercado que vemos ao nosso redor, tradicionais e não tradicionais, há alguns que podemos destacar com os que geram ganhos mais rápidos. São eles:

– Petróleo e gás: apesar de um ser um setor muito burocrático em termos regulatórios e documentais, gera um alto índice de lucro, pois tudo ao nosso redor usa esse recurso natural para a produção. Entretanto, para mergulhar nesse segmento de mercado é necessário ter um alto caixa inicial para o investimento em estudos, operações de perfurações e a produção em si.

– Mineração e ouro: também é um setor burocrático regulatório e documental, entretanto, o lucro líquido é proporcionalmente maior do que o petróleo e gás, que requer uma estrutura operacional maior para a execução. Além disso, o valor agregado por produto é maior com a projeção menor de prejuízo. Exemplo: uma única venda pode fornecer fôlego financeiro para a pessoa, mesmo que ela tenha sequentes prejuízos.

– Gamers e influencers digitais: a geração de conteúdos digitais é a mais nova área geradora de muitos ganhos financeiros e surgiu como um novo eixo de mercado a partir, principalmente de 2010, quando as plataformas de vídeos, fotos e imagens vieram à tona com maior força. Entre as possibilidades de ganhos, há opções como a monetização da própria plataforma, patrocínios fixos de marcas, publicidades por postagens e outros.

Como identificar, através da profissão, que a riqueza vem em média e longo prazo?

Algumas profissões têm a característica de gerar riqueza em média e longo prazo devido o tempo de maturação do profissional, projetos e atuações perante o mercado. Entre elas podemos citar…..

– Carreira executiva: a pretensão de atuar como gerente ou diretor(a) é de uma escolha muito próspera, entretanto, isso pode não ser tão rápido quanto gostaríamos. Um(a) profissional leva aproximadamente 10 anos para chegar a um cargo de gestão. Isso requer muita especialização, paciência e estudos. Dependendo da área, esse tempo pode se estender para até 20 anos.

– Vendas digitais de produtos e serviços: é uma área próspera e que já trouxe riqueza para muitos profissionais, porém, há um tempo de maturação para a conquista de clientes, mercado e desafios de concorrentes. Mesmo que o uso de tráfego pago promova um retorno mais rápido, a continuidade do negócio depende de muitos fatores.

– Profissionais de tecnologia: o desenvolvimento de softwares e soluções de tecnologias, segurança da informação e e-commerce são as áreas que mais estão gerando oportunidades de negócios para contratações diretas e prestadores de serviços. Muitos deles cobram peso de ouro e trabalham mais de uma empresa ao mesmo tempo. Por isso, há tendência que a atividade prospere em médio prazo.

– Profissionais de Odontologia: a área protética também é próspera para quem quer ser especialista da área. A média de lucro, por cada peça, gira em torno de 250 a 350%. Mesmo assim, para que os ganhos sejam significativos, é necessário ter uma clientela formada, que geram novas indicações e clientes. De certa forma, isso leva um período de médio ou longo prazo.

E as áreas improváveis?

Sim, elas existem.

Você já viu alguém falar que essa ideia ou projeto são absurdos e que dificilmente dariam certo? A verdade é que tem vezes que dá certo sim. Quer saber um exemplo disso??

CASE: uma moça, desde criança, dizia que iria trabalhar criando baratas. Durante toda a sua fase jovial ouviu muitas críticas e descrenças quanto a sua ideia. O tempo passou, ela se especializou no assunto e hoje é uma das maiores exportadoras de baratas para zoológicos no mundo inteiro. Dá para imaginar a quantidade de dinheiro que ela ganha?

Por mais improvável que pareça, sempre tem uma sub-área que pode ser estudada e vendida como um projeto inovador e lucrativo. Para isso, é necessário saber onde exatamente está a demanda. Isso pode ser feito através de pesquisas de mercado ou conversas com profissionais da área.

Por isso, acredite no seu projeto, acredite na sua ideia, acredite na sua crença. E vá em frente !!! Só vá !!!

Sobre o autor

Flávio Guimarães é diretor da Guimarães Consultoria, Administrador de Empresas, Especializado em Negócios, Comportamento e Recursos Humanos, Comentarista de Carreira, Emprego e Oportunidade dos Jornais Bom Dia Amazônia e Jornal do Amazonas 1ª Edição, CBN Amazônia, Portal Amazônia e Consultor em Avaliação/Reelaboração Curricular.

*O conteúdo é de responsabilidade do colunista

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Cadeia de sementes é fonte de renda para ribeirinhos e ajuda no combate às mudanças climáticas

Projeto de intervenção é desenvolvido no âmbito do Projeto Bacia Amazônica (OTCA/PNUMA/GEF), gerando renda para famílias de cinco áreas protegidas na Amazônia.

Leia também

Publicidade