Manaus 30º • Nublado
Quarta, 29 Junho 2022

Cursos ideais para os próximos anos

Os próximos cinco anos serão decisivos para esse século. Sim, exatamente isso. Estamos vivendo um momento de uma nova ordem social e econômica que vai impactar o mundo em tudo: desde o comportamento da criança quando nasce até mesmo a ponta final da economia e geração de emprego, que é o consumo do cliente.

Para entendermos todo esse contexto, precisamos estar alinhados ao novo momento que o mercado de trabalho terá, seja com vagas CLT ou contratações de prestações de serviços como PJ – Pessoa Jurídica, entendendo que o mundo digital já é uma realidade e não mais o futuro como sempre ouvimos falarem.

Quando se fala em tecnologia, a primeira ideia que vem em nossas mentes é o desenvolvimento de softwares e aplicativos, entretanto, a mudança é muito maior e vai além desses dois fatores, envolvendo jogos eletrônicos, marketing digital e alcance de público, segurança da informação e novos projetos comerciais.

Nesse artigo vou tratar sobre todos esses assuntos, detalhando e exemplificando cada um deles.

Foto: Reprodução/Pixabay

Jogos eletrônicos 

Apesar de ser uma área que imaginamos como pouco provável, ela é uma realidade ao nosso redor. A crise do Covid-19 trouxe às pessoas o hábito de ficar mais em casa, trazendo outras tendências de consumo, como a do entretenimento. O interessante disso é que há uma tendência real para jogos caseiros/simples e menos complexos. Com isso, cria-se um aumento significativo de demanda para quem vai criar esses jogos.

Um exemplo disso foi o grande "boom" que o jogo Minecraft teve nos últimos três anos. Sendo um game simples e apesar de já estar há muito tempo no mercado, no período de reclusão social houve o aumento significa de consumo. A ideia para a criação do jogo que nos referimos foi caseira, começando a ser jogado entre amigos, que depois multiplicaram a experiência e criou-se um grande viral mundial.

Muitos cursos online têm sido oferecidos para quem busca se especializar nesse setor. O curioso é que muitas empresas nesse segmento estão contratando profissionais de forma remota, sem que seja necessário a mudança para a cidade-base do empreendimento. Sim, isso mesmo. A tendência é que você pode ser contratado(a), trabalhando em casa.

Estratégias ADS em marketing digital

Você já deve ter visto algum anúncio quando estava navegando em alguma rede social e se perguntado: "Mas o que é isso? Eu nunca segui essa página". Sim, esse mecanismo de divulgação de produtos e serviços se chamada ADS e é a chave do século quando falamos sobre marketing digital. Ela acha o seu público por faixa etária, região, cidade e até mesmo por profissão

O segredo dessa plataforma, que atua em todas as redes sociais e no Google, é que o estudo de público é diferente da forma convencional. Na condução do marketing tradicional é possível que vejamos as reações de clientes, recebermos feedbacks e até mesmo retornos positivos. Entretanto, o público do digital está atrás de uma tela, o que nos dificulta saber as suas reações. Por isso, entendermos esse novo mecanismo comercial é essencial para a mudança que estamos vivendo.

Projetos comerciais 

O momento é crucial para projetos comerciais, entretanto, não mais os convencionais que sempre vimos serem executados. Com toda a mudança comportamento, que é contínua em todos os dias, sairá na frente o(a) profissional que conseguir desenvolver ações que envolvam novas soluções customizadas e novas estratégias para atender público-alvo ainda não atingido. Com a busca pela recuperação financeira, as empresas estão apostando em novos projetos que garantam a expansão de receita.

Em 2020, uma indústria localizada no eixo sudeste do país começou um projeto comercial específico para atender pessoas canhotas, produzindo todos os tipos de produtos: desde o caderno até a guitarra, que historicamente é feita para destros. O resultado direto disso é que essa ideia salvou o negócio da crise de consumo que temos vivido desde que o Covid-19 criou o colapso mundial que presenciamos.

Em 2021, uma empresa atuante no segmento de marketing digital criou um site de relacionamento específico para o público +50. A sua receita aumento 550% com anúncios feitos devido a alta presença de pessoas na rede.

Segurança da informação 

Apesar de sempre ouvirmos falarem muito do desenvolvimento de softwares, o setor de segurança da informação também é uma grande demanda de mercado para os próximos anos. Isso ocorre pelo fato das empresas estarem mudando todos os seus sistemas de controle de dados e informações. Antes, o que ficavam em documentos físicos, agora se tornam arquivos em nuvens, data centers ou algum recurso similar.

Com essa mudança de modus operandis para o controle de informações, abre-se uma grande demanda para os cuidados preventivos contra hackers ou vazamentos de informações de clientes. A LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados assegura essa demanda para as empresas, criando uma cadeia inteira de empregos diretos e indiretos.

Sobre o autor

Flávio Guimarães é diretor da Guimarães Consultoria, Administrador de Empresas, Especializado em Negócios, Comportamento e Recursos Humanos, Comentarista de Carreira, Emprego e Oportunidade dos Jornais Bom Dia Amazônia e Jornal do Amazonas 1ª Edição, CBN Amazônia, Portal Amazônia e Consultor em Avaliação/Reelaboração Curricular.

*O conteúdo é de responsabilidade do colunista 

Veja mais notícias sobre Eu Profissional.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 29 Junho 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/