Uepa é destaque na Semana Nacional de Ciência com projeto voltado à cadeia do açaí

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) será destaque, ao lado de outras instituições, na 13ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) – ‘Ciência alimentando o Brasil’, que acontece de 17 a 23 de outubro, com reuniões regionais em todo o país. Neste ano, o tema da programação aborda a contribuição da pesquisa e do desenvolvimento tecnológico na cadeia produtiva de alimentos, na promoção da segurança alimentar e no combate à desnutrição. A SNTC é uma promoção do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Pará leva pesquisa com o açaí para participar do evento. Foto: Divulgação
Integrante de uma rede formada por pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPA), do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP), da Universidade Federal do Amapá (Unifap) e da Universidade Nacional Agrária La Molina (Unalm), do Peru, a Uepa é responsável por um projeto de articulação de 120 unidades de processamento do açaí nos estados do Pará e Amapá, desenvolvendo uma proposta de organizar a cadeia produtiva do açaí, tendo em vista a segurança alimentar.

A ideia é substituir a forma de trabalho artesanal e descuidada de coleta e beneficiamento do fruto, que coloca em risco o extrativista, o beneficiador e a população, substituindo-a por uma coleta mais segura e um armazenamento e beneficiamento de maior rigor sanitário. “O projeto já contribuiu para a implantação, pelo governo paraense, de uma política sanitária que condiciona a saída do produto do estado a um processo prévio de pasteurização. Hoje, existe até um selo de segurança”, destaca a ex-coordenadora-geral do Ministério da Ciência e Tecnologia, a pesquisadora Sônia da Costa, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

De acordo com a pesquisadora, a iniciativa colaborou para ordenar o arranjo produtivo local em torno das comunidades, ao formar cooperativas para vender o açaí. “O que mais me impressionou foram as tecnologias sociais desenvolvidas, como um equipamento artesanal capaz de facilitar a extração, aumentar o rendimento e reduzir o esforço físico”, comenta.

SNCT

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi estabelecida pelo Decreto de 9 de Junho de 2004. Ela é realizada sempre no mês de outubro sob a coordenação do MCTIC, por meio do Departamento de Difusão e Popularização da Ciência e Tecnologia (DEPDI/SECIS) e conta com a colaboração de secretarias estaduais e municipais, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil. A programação tem o objetivo de aproximar a ciência e tecnologia da população, promovendo eventos que congregam centenas de instituições a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o País. A ideia é criar uma linguagem acessível à população, por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da Ciência, além de aprofundarem seus conhecimentos sobre o tema. 

Todas as pessoas interessadas podem participar das atividades da SNCT. Atualmente, colaboram com a realização deste grande evento as universidades e instituições de pesquisa; escolas públicas e privadas; institutos de ensino tecnológico, centros e museus de C&T; entidades científicas e tecnológicas; fundações de apoio à pesquisa; parques ambientais, unidades de conservação, jardins botânicos e zoológicos; secretarias estaduais e municipais de C&T e de educação; empresas públicas e privadas; meios de comunicação; órgãos governamentais; ONGs e outras entidades da sociedade civil.

A coordenação nacional da SNCT é de responsabilidade do Ministério da Ciência, Tecnologia Inovações e Comunicações (MCTIC), por meio do Departamento de Popularização e Difusão de C&T (DEPDI), da Secretaria de C&T para Inclusão Social (SECIS). Em cada estado, existem parceiros locais que podem orientar em como participar da SNCT. A realização da Semana conta com a participação ativa de governos estaduais e municipais, de instituições de ensino e pesquisa, e de entidades ligadas à C&T de cada região. Muitos estados e municípios já criaram suas semanas estaduais ou municipais de C&T, articuladas com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Você conhece as mascotes dos times de futebol da Região Norte?

As mascotes de time são uma tradição no mundo, não só no futebol, mas em todo ambiente esportivo, pois elas são fundamentais para a representação do processo cultural de uma agremiação.

Leia também

Publicidade