Açaí da mata atlântica tem ajudado a preservar árvore ameaçada de extinção

O pós-doutorando da Universidade de Exeter, na Inglaterra, Saulo Sousa, em entrevista à Rádio Nacional da Amazônia, falou sobre a cultura do açaí na Mata Atlântica. Segundo ele, existe no Brasil uma variedade de 6 espécies de açaí e, embora a planta seja característica do bioma amazônico, uma dessas espécies é original da região da mata atlântica.

“É a palmeira Juçara, que tem os frutos muito semelhantes com os do açaí amazônico”, esclarece.

Foto: Divulgação/Agência Brasil

Saulo explica, ainda, que a partir da palmeira Juçara é possível explorar também o palmito. E que esse tipo de exploração tornou a espécie ameaçada de extinção, já que para esta finalidade é preciso abater a árvore. Coisa que não acontece no cultivo do açaí.

“Primeiro a gente passa alguns bons anos colhendo frutos até uma determinada idade da palmeira. Quando ela já está velha, você pode cortar e consumir o palmito”, disse.

Para Saulo, o manejo para a produção do fruto na amazônia é uma oportunidade da palmeira se recuperar.

“Assim que a gente faz a polpa dos frutos, essas sementes que sobram do processo são boas pra replantar e pra voltar pra floresta pra nascer novas palmeiras e isso tem acontecido em diversas regiões do país”, conta.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Entenda o que são as florestas públicas não destinadas

Elas somam uma área do tamanho da Espanha e estocam quase um ano de emissões globais de carbono. No entanto, ficam mais vulneráveis à grilagem e ao desmatamento ilegal.

Leia também

Publicidade