Quadros falou da cobertura de sinal de televisão na região, e ressaltou que é necessário que a população esteja com pelo menos 90% dos televisores com sinal digital para que haja o desligamento.
“Posso citar o exemplo de São Luis, no Maranhão. Com 60 dias antes do desligamento do sinal analógico, fizemos uma pesquisa, e a cidade estava com 93% de cobertura digital, e isso já nos permitiria desligar o sinal naquele momento. Quando desligamos (28 de março) tínhamos 95% da população com televisão digital. Das 13 capitais que já desligamos, esse foi nosso melhor resultado”, disse.
Martelleto chamou atenção da quantidade de kits que ainda precisam ser entregues para as pessoas de baixa renda. “160 mil kits contendo antena, conversor e cabos já foram entregues em Manaus, Iranduba e Careiro da Várzea, ainda faltam 93 mil kits para entregar. É importante que as pessoas de baixa renda e as que recebem algum benefício social liguem para o 147 e vejam se o nome aparece na lista de beneficiários que podem retirar o kit”, disse.
A dona de casa Elcine Guedes Reis, de 71 anos, moradora do bairro Raiz, em Manaus, recebeu o kit de n.º 160 mil e falou da importância de se tornar digital. “Não tinha televisão digital, mas estou muito feliz por ganhar esse kit, pois quero assistir a todos os canais digitais”, disse.
Sobre o desligamento
O sinal analógico de televisão será desligado no dia 30 de maio de 2018 em Manaus, Careiro da Várzea, Iranduba, municípios do Amazonas, e Belém, Ananindeua, Barcarena, Benevides, Bujaru, Cachoeira do Arari, Colares, Marituba, Ponta de Pedras, Santa Bárbara do Pará, Santa Izabel do Pará e Santo Antônio do Tauá, municípios do Pará.
A faixa de frequência em que opera os canais analógicos dará lugar ao sinal 4G das operadoras de telefonia celular, que poderão melhorar e ampliar o alcance de cobertura com os serviços de internet, melhores taxas de download e uma internet mais estável.
Para assistir ao AmazonSat em canal digital e de alta definição em som e imagem, basta fazer uma busca automática de canais e memorizar o 44.1, em Manaus e região.