93 mil pessoas de baixa renda ainda precisam retirar o kit de TV digital em Manaus

Em coletiva, na manhã desta segunda-feira (23) em Manaus, o presidente da Anatel, Juarez Quadros, o presidente do Seja Digital, Antônio Martelleto e representantes de operadoras de telefonias ressaltaram a importância das pessoas aderirem ao sinal de televisão digital. Está previsto para o próximo dia 30 de maio, o desligamento do sinal analógico na capital do Amazonas e em Belém.

Quadros falou da cobertura de sinal de televisão na região, e ressaltou que é necessário que a população esteja com pelo menos 90% dos televisores com sinal digital para que haja o desligamento.

“Posso citar o exemplo de São Luis, no Maranhão. Com 60 dias antes do desligamento do sinal analógico, fizemos uma pesquisa, e a cidade estava com 93% de cobertura digital, e isso já nos permitiria desligar o sinal naquele momento. Quando desligamos (28 de março) tínhamos 95% da população com televisão digital. Das 13 capitais que já desligamos, esse foi nosso melhor resultado”, disse.

Foto: William Costa/Portal Amazônia

Martelleto chamou atenção da quantidade de kits que ainda precisam ser entregues para as pessoas de baixa renda. “160 mil kits contendo antena, conversor e cabos já foram entregues em Manaus, Iranduba e Careiro da Várzea, ainda faltam 93 mil kits para entregar. É importante que as pessoas de baixa renda e as que recebem algum benefício social liguem para o 147 e vejam se o nome aparece na lista de beneficiários que podem retirar o kit”, disse.

A dona de casa Elcine Guedes Reis, de 71 anos, moradora do bairro Raiz, em Manaus, recebeu o kit de n.º 160 mil e falou da importância de se tornar digital. “Não tinha televisão digital, mas estou muito feliz por ganhar esse kit, pois quero assistir a todos os canais digitais”, disse.

Foto: William Costa/Portal Amazônia

Sobre o desligamento

O sinal analógico de televisão será desligado no dia 30 de maio de 2018 em Manaus, Careiro da Várzea, Iranduba, municípios do Amazonas, e Belém, Ananindeua, Barcarena, Benevides, Bujaru, Cachoeira do Arari, Colares, Marituba, Ponta de Pedras, Santa Bárbara do Pará, Santa Izabel do Pará e Santo Antônio do Tauá, municípios do Pará.

A faixa de frequência em que opera os canais analógicos dará lugar ao sinal 4G das operadoras de telefonia celular, que poderão melhorar e ampliar o alcance de cobertura com os serviços de internet, melhores taxas de download e uma internet mais estável.

Para assistir ao AmazonSat em canal digital e de alta definição em som e imagem, basta fazer uma busca automática de canais e memorizar o 44.1, em Manaus e região.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Xote, carimbó e lundu: ritmos regionais mantém força por meio de instituto no Pará

Iniciativa começou a partir da necessidade de trabalhar com os ritmos populares regionais, como o xote bragantino, retumbão, lundu e outros.

Leia também

Publicidade