Lei obriga bares e restaurantes a oferecerem água gratuitamente no Tocantins

  

Foto: Reprodução/Shutterstock

Em todo o estado do Tocantins, a partir desta quinta-feira (6), está vigorando a Lei nº 3.133, que determina a bares, restaurantes e similares oferecerem, gratuitamente, água filtrada aos consumidores. De acordo com o superintendente do Procon-TO, Nelito Vieira Cavalcante, o cumprimento da lei, sancionada pelo governador Marcelo Miranda, vai assegurar o respeito do empresário aos seus clientes, provocando também “a reciprocidade do fluxo de consumo e, consequentemente, trazendo segurança alimentar aos frequentadores”.

Segundo a lei, os estabelecimentos são obrigados a afixarem cartazes informando sobre a gratuidade de água potável filtrada e estão sujeitos às sanções da Lei Federal nº 8.078/1990, do Código de Defesa do Consumidor. A publicação está no Diário Oficial do Tocantins (DOE) nº 4.700, de 6 de setembro de 2016.

O superintendente acrescenta que o Procon fará fiscalizações nos locais prestadores de serviços, mas sem sanções. No momento, apenas orientando que os comerciantes se adequem às determinações. Após esse período de sensibilização, quem não cumprir a lei será multado.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Dromedários na Amazônia? Grupo de animais asiáticos vive em fazenda no Tocantins

No início deste ano os dromedários chamaram atenção para sua existência na Amazônia depois de um vídeo viralizar nas redes sociais.

Leia também

Publicidade