Jaraqui e açaí, saúde e riqueza da nossa terra

Conheças algumas das riquezas, culinárias e nutricionais, da região

Foto: Reprodução/Tv Amazonas

Por Walace SO*

Nossa maior riqueza é nossa cultura e nossa relação com a natureza, o beiradeiro, os quilombolas, os povos tradicionais e ribeirinhos trazem consigo essa comunhão. Resgatar e preservar são de suma importância para nossa região e para o mundo.

Todos os dias assistimos propagandas de maravilhas que precisamos como exemplo o ômega 3, e os principais anúncios sempre propagam que são de peixes das águas geladas do norte da Europa, o mais rico rsrsrsrs. O engraçado que encontramos tanto ou mais ômega 3 no nosso querido jaraqui. E quando ele é combinado com o açaí temos uma potencialização nutricional maravilhosa e deliciosa desses ácidos graxos e outros nutrientes.  

 E poucas pessoas conhecem as pesquisas desenvolvidas pelo Instituto de Pesquisas da Amazônia (INPA) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), que são centros de excelência de pesquisas de reconhecimento internacional sobre o ômega3 do nosso jaraqui. Aliás, são os chamados ácidos graxos com ômegas 3, 6 e 9. E só estou falando de dos ácidos graxos que são explorados comercialmente de forma exaustiva e não sabemos que estão aqui em nossos rios e na nossa cultura. Outro exemplo é o açaí, que além do valor nutricional rende por ano mais que soja ou boi no pasto, sem degradar nossa natureza ou nossas florestas.

A nossa tradição cultural nos presenteou com uma riqueza enorme, que se expressa em nossa relação com o meio ambiente, e poderíamos não só desenvolver pesquisas, mas transformar em produtos que nos beneficiariam e com uma proposta de desenvolvimento regional sustentável, mais adequado ao século XXI.

E as perguntas são muitas, por que não organizamos propostas de desenvolvimentos que sejam sustentáveis e com nossas características? Por que não temos laboratórios pesquisando e produzindo essas riquezas aqui e gerando empregos e desenvolvimento? Bora Refletir e mudar.

Para deixar a coluna mais saborosa segue abaixo uma receita de jaraqui com açaí, essa receita é da Feira do Ver o Peso, uma das minhas preferidas: 

Receita do prato de Peixe frito com Açaí  

Ingredientes

 4 postas de peixe (200 gramas cada)

Vinha d’alhos

150 gramas de farinha de trigo

4 colheres de sopa de óleo

1 litro de açaí

Farinha d’água

Preparo

Colocar as postas de peixe de molho no vinha d’alho para pegar sabor.

Retirá-las e secar com papel tolha.

Passar as postas na farinha de trigo, batendo para retirar o excesso.

Fritar as postas em uma frigideira com óleo bem quente.

Saiba como servir peixe frito com açaí corretamente

Colocar o peixe em um prato decorado com folhas de alface, rodelas de tomate e cebola.

O açaí e a farinha d’água serão colocados em recipientes separados.

Molhe o peixe no açaí e na farinha d’água. 

Sobre o autor 

Walace Soares de Oliveira é cientista social pela UEL/PR, mestre em educação pela UEL/PR e doutor em ciência da informação pela USP/SP, professor de sociologia do Instituto Federal de Rondônia (IFRO).

*O conteúdo é de responsabilidade do colunista

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

‘Jesus ruivo’: amazonense chama atenção de atletas durante Mundial de Vôlei em Belém

Apaixonado por vôlei, manauara Maikon Andrade se fantasiou de "Jesus ruivo" para conseguir tirar fotos com jogadores durante competição que acontece no Pará.

Leia também

Publicidade