Manaus 30º • Nublado
Terça, 23 Abril 2024

Full day na Serra Grande, em Roraima

A Serra Grande é um dos roteiros próximos a Boa Vista, com baixo custo e com certeza ótimo aproveitamento. Com muita água e cachoeiras pelo caminho, além de muitos animais e muitas orquídeas, fazem da Serra Grande um roteiro para o conhecido Full Day, dia cheio de atividades, ou até mesmo uma viagem de dois a três dias, já aproveitando o feriadão. Acompanhe-nos em nossa viagem pela Serra Grande.

Foto: Gildo Júnior/Bora de Trip

Por esses dias resolvemos dar uma volta para ver se a Serra Grande já estava daquele jeito, e como esperado, com água para todos os lados, e até mesmo acabamos pegando uma chuva enquanto nos refrescávamos em uma de suas quedas de água no trajeto até o topo. Em todo o percurso já vemos bastante água e volta a ser cenário preferido dos acampamentos nos feriados e finais de semana.

Foto: Gildo Júnior/Bora de Trip

A Serra Grande fica a pouco mais de 50 km da capital Boa Vista, indo pela estrada que dá acesso ao Haras, vicinal Serra Grande, seguindo para a vila Serra Grande 1 e daí indo rumo a vicinal rio Branco. Chegando a um sítio no pé da serra (converse com o proprietário e peça permissão para entrar em sua propriedade). Como falamos sempre é um paraíso de cachoeiras, com água do pé da serra até o topo, podendo avistar diversos animais e aves, sem falar nas orquídeas e bromélias durante o percurso. Foi um lugar desenhado para ser visitado de forma educada e inteligente.

Foto: Gildo Júnior/Bora de Trip

Uma dica que sempre falo a meus amigos é, tente aproveitar ao máximo cada instante na Serra Grande, observar até mesmo os menores animais e insetos que são encontrados pelo caminho, são fascinantes, às vezes conseguimos encontrar sapos do tamanho de unhas, ou borboletas azuis lindas enormes que praticamente não param, deixando o visitante apenas na vontade de ter feito fotos da mesma, as formações rochosas que se destacam por sua tonalidade, e tem até a pedra que batizamos como a pedra de Jó, pelo formato que tem formando as letras. Não deixe de admirar o canto das aves, e as flores que são vistas no percurso, orquídeas e lírios que se destacam em suas colorações.

Foto: Gildo Júnior/Bora de Trip

Outra dica é, viaje para a Serra Grande ou quaisquer outros pontos turísticos com pessoas que conheçam a região, pois a falta dessas pessoas, pode gerar transtornos no percurso e até mesmo perigo para o grupo, pois podem se perder ou se acidentar. O guia de turismo é essencial para que o grupo possa fazer de sua viagem a mais tranquila e conhecer bem a região, além de contar lendas e histórias de cada ponto visitado. Aproveite, tire um dia de folga, e faça um roteiro como o Full Day na Serra Grande, que poderá até cansar o corpo, mas com certeza irá conseguir descansar em todos sentidos a sua mente.

Por do sol em cima da serra. Foto: Gildo Júnior/Bora de Trip

O que levar

Repelente em creme contra inseto, pois caso tenha se ralado o repelente tipo spray causará ardor, protetor solar, calça longa e leve, que possa ser molhada, evite roupas pretas, pois atraem mosquitos, boné ou chapéu, medicamentos pessoais e caso tenha alergia a algo (avisar ao guia de turismo ou alguém que estará acompanhando na viagem), tênis ou bota, a pessoas que preferem ir de sandália tipo japonesa e meia, rede, levar uma sacola grande para colocar objetos que não podem ser molhados caso chova no percurso. Leve câmera fotográfica, filmadora e celular, pois algumas operadoras funcionam em partes do caminho e no topo da serra, e já pode aproveitar para ir postando suas fotos nas redes sociais.

Foto: Gildo Júnior/Bora de Trip

Com quem ir

Outra dica é, viaje para a Serra Grande ou quaisquer outros pontos turísticos com pessoas que conheçam a região, pois a falta dessas pessoas, pode gerar transtornos no percurso e até mesmo perigo para o grupo, pois podem se perder ou se acidentar. O guia de turismo é essencial para que o grupo possa fazer de sua viagem a mais tranquila e conhecer bem a região, além de contar lendas e histórias de cada ponto visitado.

Clube Native

Um dos nossos grandes parceiros é a Clube Native, o pessoal manda muito bem e tem muitas ideias boas, sempre inovando no turismo de aventura em nosso Estado. O site é: https://www.clubenative.com.br/ e o insta da turma é: https://www.instagram.com/clubenative/.

Adventure Abraão Filho

Uma empresa nova, mas que tem conquistado muito seu espaço, é a Adventure Abraão Filho, que tem feitos muitos passeios pelo estado de Roraima, mas que a turma que participa, conhece muito bem a serra Grande, e que vale muito a pena conhecer a serra com eles. https://www.instagram.com/adventure.abraaofilho/

Caburaí Adventure

Outro grande parceiro é a Caburaí Adventure, que vive desbravando o estado de Roraima, sempre apresentando novos lugares a se visitar. O insta da turma é: https://www.instagram.com/caburai.adventure/.

Fui Trilharr

Outra grande equipe que desenvolve o turismo em Roraima é a Fui Trilharr, sempre desbravando pelo Brasil e mundo, levando a turma de Roraima para conhecer as belezas que existem, onde quer que elas estejam. O instagram deles é o: https://www.instagram.com/fuitrilharr/. 

Sobre o autor

Gildo Júnior é fotógrafo, videomaker, aventureiro, colunista, articulista e colecionador de roteiros. Para o servidor público federal, o mundo é imenso, repleto de lugares para conhecer, de coisas para fazer, de culturas para admirar, comidas para provar e pessoas para conhecer, por isso afirma que "por mais que o mundo gire, a única coisa que não posso fazer é ficar parado".

*O conteúdo é de responsabilidade do colunista


Veja mais notícias sobre Bora de Trip.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 23 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/