Portal Amazônia comemora 18 anos como pioneiro na divulgação de notícias da região

O Portal Amazônia completa 18 anos nesta sexta-feira (5). Ele começou lá em 2001, ainda na segunda geração da internet, como promissor da web na Amazônia. O Portal continua atuante e sendo o principal veículo de internet temático do Grupo Rede Amazônica.
 

Foto: Arquivo Pessoal

O objetivo do Portal é lembrado no livro “História da Rede Amazônica”, escrito pelo pelo historiador e diretor do Instituto Cultural da Fundação Rede Amazônica, Abrahim Baze. O autor conta que, além do slogan de lançamento “Internet ficou verde”, o portal já nasceu comprometido com o melhor da Amazônia.

“O Portal nasce de um projeto de Pesquisa e Desenvolvimento feito pela Fundação Rede Amazônica e a IBM, e tem a proposta, desde o início, de levar ao internauta notícias e informações de qualidade sobre a região amazônica. Foram muitos dias de coleta de informações sobre a região e digitalização de milhares de imagens, para disponibilizar diariamente notícias de cada Estado da região Norte, do Brasil e mundo”, relata o escritor. 

Foto: Arquivo Pessoal

A chefe de reportagem da Rede Amazônica Manaus, Andreza Lifsitch, começou a carreira de jornalista no Portal Amazônia, e lembra que fazer parte da equipe naquela época foi essencial para seu desenvolvimento.

“O Portal Amazônia foi pioneiro com a internet, especialmente no Norte do Brasil. Ter participado e colaborado com esse desenvolvimento foi um aprendizado ainda maior pra mim. Aprendemos e evoluímos muito com esse pioneirismo. Olhar para trás me deixa ainda mais convicta de que os meios digitais têm muito o que contribuir para o mundo”, conta Andreza.

Foto: Arquivo Pessoal

O gerente de Conteúdo e Entretenimento da Rede Amazônica, Isaac de Paula, atuou no Portal como coordenador de conteúdo e lembra que um dos marcos no tempo em que passou foram os prêmios conquistados.

“O Portal ajudou a escrever muitos momentos da história recente da região. Esse jornalismo de olhar a Amazônia, com um olhar de dentro da Amazônia, de quem vive aqui e entende que a Amazônia é relevante não só pra cá, mas também para o mundo, permitiu que o Portal se posicionasse de uma forma relevante na cobertura jornalista que faz. Não à toa os prêmios tanto de jornalismo científico quanto de regionais, que foram conquistados ao longo dos anos, não só no Amazonas, mas em outros estados, como o Milton Cordeiro, do Amapá. Sempre com pautas contundentes que tentavam explicar a Amazônia, o nosso olhar para o jornalismo científico sempre foi o exercício de buscar as respostas, motivos pela curiosidade no intuito de entender a região, a dinâmica interna e a relação com seu povo. Enquanto os demais portais se preocupavam com factual e ambiental, tínhamos a ousada missão de fazer jornalismo digital especializado em Amazônia, e de forma não baseada em hard news, treinou um olhar para entender os movimentos que se desenvolvem ao redor da região”, conta Isaac.

  

Foto: Arquivo Pessoal

Com a base da redação em Manaus, e apoio de todas as praças do Grupo Rede Amazônica, nos estados do Amapá, Acre, Roraima, Rondônia, Pará e Brasília, o Portal Amazônia reúne notícias de cotidiano, factual, esportes, educação e assuntos focados na região Amazônica, incluindo a internacional. O Supervisor de Jornalismo do Portal, Victor Cruz, ressalta que o compromisso com a notícia relevante para região é um trabalho realizado diariamente pela equipe.

“A região amazônica é muito rica em biodiversidade. O povo que vive nela valoriza as suas particularidades e também luta pra preservar o que tem por aqui. O nosso trabalho, diariamente, é apresentar a Amazônia para o mundo e despertar nele a vontade por conhecê-la e preservá-la, além de ser uma fonte de notícias confiável para manter as pessoas informadas sobre o que acontece na região”, pontua.

Foto:Arquivo Pessoal

Além das notícias, o Portal reúne a opinião de vários especialistas em temas relacionados à Amazônia, como história, turismo, economia, trânsito, culinária, animal, e outros temas.

“A contribuição de articulistas para o Portal é fundamental pois apresenta uma visão especializada sobre as riquezas da nossa região e dá voz a profissionais que desejam compartilhar seu conhecimento sobre a região. Além de notícias e reportagens, o leitor tem acesso a artigos sobre gastronomia, economia, biodiversidade, dentre outros”, destacou.

 

Foto: Arquivo Pessoal


Amazônia de A a Z

O Amazônia de A a Z é uma enciclopédia que reúne centenas de palavras relacionadas à região. O internauta tem acesso rápido a significados de inúmeros termos, que são recorrentes na Amazônia.

Foto: Jullie Pereira/Rede Amazônica


Sobre

O Portal Amazônia é um portal de notícias pertencente ao Grupo Amazônia Cabo. Lançado em 5 de julho de 2001, está entre as principais referências sobre o tema Amazônia na internet e notícias relacionadas a estados da Amazônia Legal e Internacional. Interação com a equipe e sugestão de pautas podem ser enviadas para o e-mail: jornalismo@portalamazonia.com

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Funai e MPI se unem para aprimorar prevenção e resposta às mudanças climáticas nas terras indígenas

Foi promovido um amplo debate com outros órgãos para aprimorar as medidas de prevenção e resposta aos eventos climáticos extremos nas terras indígenas. 

Leia também

Publicidade