Pesquisadores do Mestrado em Comunicação da Ufam lançam livro Olhares Comunicacionais, em Manaus

Em tempo de contingenciamento de recursos públicos para a educação, produzir conhecimento científico na Amazônia torna-se um desafio. Partindo desse contexto, docentes, discentes e parceiros do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCCOM) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) como Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Editora da Ufam (EDUA) e Alexa Editora (SP) uniram esforços para lançar o livro Olhares Comunicacionais. O evento acontece dia 4 de Julho, às 19h, no Les Artistes Café Teatro, na sete de Setembro, centro de Manaus.

A coletânea foi organizada pelo prof. doutor Renan Albuquerque (Ufam) e pelos doutorandos Noélio Martins Costa (Ufam) e Georgio Ítalo Oliveira (Ufam). São 12 artigos que tratam de temas que vão desde o Ecofeminismo até questões relacionadas a Religião, Saberes Indígenas, Convergência de Mídias, Educomunicação, Folkcomunicação e Desenvolvimento Sustentável. Esse conjunto de assuntos é entrelaçado no âmbito da área de concentração do PPGCCom, os Ecossistemas Comunicacionais.

Foto: Divulgação

Um dos artigos que compõe a obra foi produzido pelo mestrando em Ciências da Comunicação da Ufam e repórter do Portal Amazônia, William Costa, que trata sobre ‘Um olhar ecossistêmico sobre o conhecimento religioso’.

“Pesquiso a área de comunicação e religião desde a graduação. O que me motiva a estudar sobre essa temática é a ascensão. Ascensão, especificamente, dos evangélicos e sua presença na internet. O artigo é um recorte teórico, a partir da construção da ciência, que fragmentou o conhecimento em científico, empírico, filosófico e religioso. E a religação desses saberes através da perspectiva dos ecossistemas comunicacionais”, explicou.

Para Renan Albuquerque, coordenador do PPGCCom e pós-doutor em Antropologia pela PUC-SP, o momento é de democratização do conhecimento científico. “O livro tem alta relevância por se tratar de uma ação de divulgação de ciência. A gente milita nessa área e essa divulgação perpassa pela democracia científica porque tem como meta levar conhecimento ao público em geral”, afirmou.

PPGCCOM 10 anos

A obra marca os 10 anos de existência do primeiro curso de Mestrado em Ciências da Comunicação na Amazônia, que até junho de 2019 outorgou o título de mestre a 57 profissionais. São egressos dentre os quais hoje trabalham em redações, assessorias, na docência e na pesquisa. 

O prefácio foi escrito pela professora doutora Edilene Mafra, da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), da Ufam, e da Uninorte. Edilene é especializada em divulgação de ciência por meio do radiojornalismo. 

Lançamento do livro

A programação de lançamento terá a presença da mestranda do PPGCCom, Maya Batista, e do diretor-presidente da Fundação Televisão e Rádio Cultura do Amazonas (FUNTEC), Oswaldo Lopes Filho, que comporão mesa de debates sobre a comunicação na Amazônia na atualidade. O músico amazonense e também mestrando do PPGCCom, Zeca Dantas, faz apresentação no evento. 

Promocionalmente, no lançamento, será possível obter exemplares do livro Olhares Comunicacionais por R$ 40. Após isso, apenas no site da Amazon Brasil ao custo de R$ 72 + frete, no link: https://www.amazon.com.br/Olhares-Comunicacionais-Renan-Albuquerque/dp/8554670892.

Sobre a obra

A obra “Olhares Comunicacionais” reúne estudos associando os ecossistemas comunicacionais e mantendo diálogos com diversas disciplinas, levando em consideração concepções teóricas e metodológicas sobre sistemas, redes comunicacionais de interação social, linguagens comunicativas, educomunicação, comunicação organizacional e formas de conhecimento híbridas ancestrais, religiosas, científicas e populares. 

A obra sugere novas possibilidades do conhecimento acadêmico, com base nos estudos da comunicação e nos objetos de estudos em diferentes nuances, acentuando seu caráter dinâmico, integrador, versátil, interacionista e interdisciplinar, bem como integrando múltiplos processos sociocognitivos, culturais e informacionais.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Rio Negro registra descidas de 24 cm por dia em Manaus e atinge níveis abaixo das mínimas para o período

Dados do Serviço Geológico do Brasil, divulgados nesta sexta-feira (20), indicam que cota está mais de 4 m abaixo da faixa de normalidade.

Leia também

Publicidade