Filhote de onça debilitado e cego é operado em Mato Grosso e volta a enxergar

Um filhotinho raro de onça-pintada melânica, encontrado desnutrido e cego, voltou a enxergar, após passar por um procedimento cirúrgico feito por profissionais do Hospital Veterinário da Universidade Federal de Mato Grosso.

Quem achou o animal foi um morador do município de Paranaíta, em um lugar de pastagem. O homem ficou com a onça por uma semana, mas pediu ajuda à Secretaria do Meio Ambiente ao perceber que o filhote estava muito debilitado.

Foto:Divulgação/Governo do Mato Grosso

Segundo a professora Elaine Dione, responsável pelo setor de animais silvestres do Hospital Veterinário do Campus de Sinop, depois que passar pela reabilitação, a oncinha poderá ser devolvida à natureza.

Para preparar o retorno do filhote de onça à natureza, o hospital veterinário também pretende colocar o bichinho em um recinto rico de estímulos ambientais para que ele aprenda a caçar, subir em árvores e a se desenvolver em situações de luta e disputa de território, como ocorre no habitat desses animais.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Pesquisa do Serviço Geológico do Brasil amplia conhecimento sobre Cráton Amazônico

Pela primeira vez, esses cinturões de rochas pré-cambrianas foram descritos em um artigo internacional. O estudo busca ampliar o conhecimento sobre o Cráton Amazônico.

Leia também

Publicidade