O desafio é voltado a alunos e professores dos ensinos Fundamental e Médio, que devem efetuar suas inscrições no site oficial do programa, por meio do link http://bit.ly/31IJtps. Os projetos serão julgados de acordo com os seguintes critérios: criatividade, empatia, protagonismo e trabalho em equipe.
Três estudantes e um educador de cada iniciativa selecionada poderão participar de uma imersão cultural em Roma, na Itália – com todos as despesas custeadas pela equipe do Criativos da Escola. Além disso, os escolhidos receberão, ainda, um prêmio em dinheiro.
Na cidade italiana, os vencedores participarão da conferência global ‘Eu posso’, que contará com a presença do Papa Francisco, artistas e lideranças mundiais.
“É uma valorização e um reconhecimento de projetos que são desenvolvidos nas escolas e ajudam a melhorar a realidade educacional, além de transformar o modo como o estudante, o professor e até mesmo a comunidade veem a Educação. Eles percebem como é bom aprender e ensinar de maneira alternativa”, destacou o coordenador institucional do Departamento de Políticas e Programas Educacionais (Deppe) da Seduc-AM, Mailson Rafael Ferreira.
Ele reforça que iniciativas como o Desafio Criativos da Escola são grandes oportunidades para evidenciar o protagonismo do estudante amazonense. “É a chance de mostrarmos e levarmos esses projetos fantásticos para além dos muros da escola e fronteiras do Estado”, finalizou Mailson.
Imersão
Os vencedores da edição de 2019 do programa vivenciarão uma imersão em escolas locais com adolescentes italianos que participam do movimento global Design for Change – que deu origem, no Brasil, ao Criativos da Escolas -, criado pela educadora e designer indiana Kiran Bir Sethi.
Edição 2018
No ano passado, o Desafio Criativos da Escola contou com 1.654 projetos enviados de todo o País. Na ocasião, foram premiadas 11 equipes, que viajaram para Fortaleza (CE) e participaram de oficinas, vivências e atividades culturais.