Leia também: Intervenção federal em Roraima começa nesta segunda; governadora foi afastada
A terceira edição do decreto GLO, feita em outubro, prorrogava o poder de polícia das Forças Armadas até a próxima segunda-feira (31). Roraima também encontra-se sob intervenção federal integral até o fim deste ano e recebeu 68 agentes da Força Nacional na última semana.
Veja o decreto:
Um violento protesto de moradores que expulsou 1,2 mil venezuelanos de Pacaraima, na fronteira com a Venezuela e principal porta de entrada dos imigrantes para o Brasil, gerou a assinatura da primeira GLO, em 28 de agosto.
À época, o decreto também abrangia atuação das Forças Armadas com poder de polícia nas faixas de fronteira Norte, com a Venezuela, e Leste, com a Guiana, além das rodovias federais, mas ao ser editado pela terceira vez perdeu a função porque já não havia conflito na região fronteiriça.
Conheça cinco lugares para se aventurar em Roraima
As Forças Armadas atuam na segurança e parte logística dos 13 abrigos para refugiados venezuelanos em Roraima – sendo dois na região de fronteira. Os locais, que já abrigam mais de 6 mil pessoas, também funcionam com apoio da ONU e de ONGs.