Conheça seis espécies de aranhas que podem ser encontradas em Manaus

Algumas espécies apresentam um perigo real para a vida dos humanos. Por isso, todo o cuidado é pouco.

As aranhas estão presentes em quase todo o globo terrestre, excerto na Antártica, ou seja, elas não curtem um friozinho. Assim como os escorpiões, carrapatos e ácaros, as aranhas pertecem ao grupo dos aracnídeos e se somarem todas os tipos, elas chegam a cerca de 38 mil espécies.

Se você mora em Manaus, é quase certeza que já encontrou alguma aranha, seja na sua casa, trabalho ou escola. Apesar da maioria delas serem inofensivas, algumas apresentam um perigo real para a vida dos humanos. Por esse motivo, o Portal Amazônia elencou seis aranhas que são comuns de se encontrar na capital amazonense; confira: 

Nome científico: Theraphosa Blondi
Nome comum: Aranha-golias
Venenosa? Sim

Considerada a maior aranha do mundo, como o próprio nome diz, originaria da região amazônica do Brasil, Guiana, Suriname e Venezuela. Pode se alimentar de pequenos pássaros, roedores, lagartos, sapos, bem como de outras aranhas. É muito conhecida no meio de criadores, e também um grande alvo a ser atingido pelos mais entusiasmados. Chegam facilmente a 25 centímetros, sendo que existem relatos de animais com até 40 cm.. Seus pêlos abdominais são extremamente irritantes e sua picada pode causar fortes náuseas. Esta espécie só deve ser manipulada por pessoas com experiência, pois ela tem um comportamento agressivo com veneno ativo no homem. Pode viver até os 10 anos.

Aranha-golias. Foto: Divulgação

Nome científico: Avicularia metalica
Nome popular: Tarântula de botas
Venenosa? Não

Sua origem vem do Brasil, Guiana e Suriname, mede cerca de 12 centímetros e sua longevidade é de 5 a 10 anos. Tem um temperamento calmo. Sua dieta inclui grilos, baratas e gafanhotos. Esta é uma das mais bonitas espécies de tarântulas, fácil de cuidar, se adapta bem ao cativeiro, costuma ser calma ao ser manuseada sendo uma boa opção para criadores iniciantes. Esta espécie possui hábitos arbóreos. 

Foto: Zoolove/Reprodução

Nome científico: Pholcus phalangioides
Nome popular: Aranha pernuda
Venenosa? Não

É uma espécie de aranha totalmente inofensiva com ampla distribuição no Brasil. É uma espécie que encontra condições ideais em construções humanas para a sua sobrevivência e reprodução. A aranha pernuda ou aranha caseira de perna comprida, como é conhecida popularmente, pode ser classificada em termos comportamentais como uma tecelã diurna e apresenta teias grandes e irregulares normalmente construídas em cantos de parede. É a espécie mais cosmopolita da família Pholcidae. Apresenta dieta generalista e se alimenta inclusive de outras aranhas, utilizando o mimetismo do movimento das presas para atrair e capturar as aranhas em suas próprias teias. 

Foto: Divulgação

Nome científico: Salticidae
Nome popular: Aranha saltadoras
Venenosa? Não

As aranhas papa-moscas, ou aranhas saltadoras, pertencem à família Salticidae. É um dos maiores grupos taxonômicos de aranhas, com mais de 5.800 espécies descritas, ocorrendo em todos os ambientes terrestres do planeta, exceto regiões polares. A característica mais conspícua do grupo é o conjunto de grandes olhos cônicos medianos e suas retinas em forma de tiras verticais. Seu sistema visual é um dos mais eficazes entre todos os artrópodes. Não produzem teias e são eximias predadoras. Algumas espécies se alimentam de néctar. 

Aranhas saltadoras. Foto: Eduardo Augusto Ferreira/Reprodução

Nome científico: Nesticodes rufipes
Nome popular: Aranha vermelha comum
Venenosa? Não

É uma pequena espécie de aranha conhecida popularmente como aranha vermelha comum. É a única do seu gênero e apresenta uma distribuição pantropical e pode ser encontrada em vários continentes. Seu prossomo (cabeça) e suas patas são vermelhas e o seu opistossomo (parte posterior do corpo) é grande e esférico, muito maior que parte anterior do corpo. Apesar de fazer parte da mesma família de aranhas da famosa viúva-negra (Família Theridiidae), é uma espécie inofensiva e pode ser considerada como uma importante controladora de populações de cupins e outros insetos. 

Foto: Reprodução/Portal dos Animais

Nome científico: Lycosa
Nome popular: aranha-de-jardim
Venenosa? Não

As aranhas do gênero Lycosa são conhecidas comumente por aranha-de-jardim, aranha-de-grama ou aranha-lobo (wolf spider, em inlgês). O gênero Lycosa é representado por mais de 220 espécies e apresenta distribuição mundial, não ocorrendo em grandes latitudes. São caracterizadas por serem aranhas relativamente grandes, pelo arranjo dos seus oito olhos e por apresentarem cuidado parental. De maneira geral, as espécies do gênero Lycosa no Brasil não apresentam riscos à saúde humana. 

Foto: Divulgação

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

IBGE divulga que Brasil tem mais de 8,5 mil localidades indígenas

Pesquisa indica que entre 2010 e 2022 a população indígena cresceu 88,9% e aponta desafios em temas como saneamento, coleta de lixo e educação.

Leia também

Publicidade