Saiba quais são as cidades mais antigas da Amazônia

A equipe do Portal Amazônia separou as cidades pioneiras em cada Estado da região e um pouco da história que moldou seu surgimento.


Foto: Reprodução/Governo do Brasil

A Amazônia Legal, que abrange nove estados brasileiros (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins), é uma região vasta, diversa e rica em história. Entre florestas, rios e riquezas naturais, surgiram os primeiros núcleos urbanos que deram origem às cidades mais antigas desses estados. A equipe do Portal Amazônia separou abaixo as cidades pioneiras em cada unidade federativa da região e um pouco da história que moldou seu surgimento. Confira:

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp 

Acre – Rio Branco (143 anos)

Fundada em 28 de dezembro de 1882, Rio Branco é a cidade mais antiga do Acre. Sua origem remonta à criação do Seringal Volta da Empreza por Neutel Maia, às margens do Rio Acre. O seringal se tornou um importante porto comercial e o primeiro espaço urbano estruturado da região. Com a anexação do Acre ao Brasil, o local foi rebatizado como Vila Rio Branco, evoluindo posteriormente para a capital do estado.

Cidade de Rio Branco. Foto: Reprodução/Governo do Acre

Amapá – Macapá (283 anos)

Em 4 de fevereiro de 1758, nasceu a Vila de São José de Macapá, criada pelo governador do Grão-Pará, Francisco Xavier de Mendonça Furtado. A fundação fazia parte da estratégia portuguesa de defesa da Amazônia. A população local vivia da pesca, agricultura, comércio e do extrativismo, especialmente das chamadas “drogas do sertão”. A vila foi o embrião da cidade de Macapá, capital do Amapá.

Foto: Reprodução/Governo do Amapá

Amazonas – Manaus (356 anos)

A cidade de Manaus tem suas raízes em 1669, quando foi fundada com o nome de ‘São José da Barra do Rio Negro’. Elevada à vila em 1832 e à cidade em 1848, recebeu o nome atual em 1856. É a capital e a cidade mais antiga do Amazonas. Outros municípios com longa história no estado são Borba, Barcelos e Tefé.

Foto: Reprodução/Chico Batata

Mato Grosso – Vila Bela da Santíssima Trindade (273 anos)

Fundada em 19 de março de 1752, Vila Bela da Santíssima Trindade foi a primeira capital de Mato Grosso, durante o período colonial. Criada pelo Capitão Dom Antônio Rolim de Moura, a cidade tinha como objetivo proteger a fronteira do território. Hoje, é conhecida por sua rica herança cultural afro-brasileira e belezas naturais, como o Rio Guaporé, o Parque Estadual da Serra de Ricardo Franco e as ruínas da Igreja Matriz, iniciada em 1793.

Foto: Reprodução/Governodo Brasil

Maranhão – São Luís (413 anos)

São Luís, a capital maranhense, é a cidade mais antiga do estado. Fundada em 1612 pelos franceses e posteriormente conquistada pelos portugueses, a cidade carrega séculos de história em suas ruas de pedra e casarões coloniais. Outra cidade histórica é Icatu, fundada em 1614, sendo a segunda mais antiga do Maranhão.

Foto: Reprodução/Governo de São Luís

Pará – Bragança (403 anos)

Bragança é a cidade mais antiga do Pará e fazia parte da capitania do Gurupi, doada em 1622 por Felipe III da Espanha a Gaspar de Souza. Em 1633, a capitania foi repassada ao filho de Francisco Coelho de Carvalho, mas a doação foi anulada após contestação de Álvaro de Souza, filho de Gaspar. Álvaro fundou um povoado às margens do rio Caeté. A cidade atual foi oficialmente criada em 1753 pelo governador Francisco Xavier de Mendonça Furtado, recebendo o nome de Bragança.

Leia também: Amazônia em imagens: conheça a cidade de Bragança, no Pará

Foto: Reprodução/Agência Pará

Rondônia – Porto Velho (110 anos)

Porto Velho, capital de Rondônia, foi fundada em 24 de janeiro de 1915. Seu surgimento está diretamente relacionado à construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, marco da expansão urbana e econômica da região no início do século XX.

Foto:Daiane Mendonça/Governo de Rondônia

Roraima – Boa Vista (135 anos)

Fundada em 1890, Boa Vista é a cidade mais antiga de Roraima. O povoamento urbano surgiu quando a região ainda fazia parte do estado do Amazonas. Boa Vista se consolidou como núcleo administrativo e comercial, crescendo ao longo do século XX até se tornar a capital estadual.

Foto: Reprodução/Tony Will

Tocantins – Natividade (291 anos)

A cidade de Natividade, fundada em 1734, é a mais antiga do Tocantins. Conhecida inicialmente como Arraial de São Luiz, surgiu durante a expansão mineradora na região do Centro-Oeste brasileiro. Com arquitetura colonial preservada, é um dos mais importantes sítios históricos do estado.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Natividade
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Desintrusão da Terra Indígena Arariboia gera R$ 956 mil em infrações

O plano apresentado pelo governo federal para desocupação da Terra Indígena já foi aprovado pelo STF. 

Leia também

Publicidade