Saiba quais são as cidades mais antigas da Amazônia

A equipe do Portal Amazônia separou as cidades pioneiras em cada Estado da região e um pouco da história que moldou seu surgimento.


Foto: Reprodução/Governo do Brasil

A Amazônia Legal, que abrange nove estados brasileiros (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins), é uma região vasta, diversa e rica em história. Entre florestas, rios e riquezas naturais, surgiram os primeiros núcleos urbanos que deram origem às cidades mais antigas desses estados. A equipe do Portal Amazônia separou abaixo as cidades pioneiras em cada unidade federativa da região e um pouco da história que moldou seu surgimento. Confira:

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp 

Acre – Rio Branco (143 anos)

Fundada em 28 de dezembro de 1882, Rio Branco é a cidade mais antiga do Acre. Sua origem remonta à criação do Seringal Volta da Empreza por Neutel Maia, às margens do Rio Acre. O seringal se tornou um importante porto comercial e o primeiro espaço urbano estruturado da região. Com a anexação do Acre ao Brasil, o local foi rebatizado como Vila Rio Branco, evoluindo posteriormente para a capital do estado.

Cidade de Rio Branco. Foto: Reprodução/Governo do Acre

Amapá – Macapá (283 anos)

Em 4 de fevereiro de 1758, nasceu a Vila de São José de Macapá, criada pelo governador do Grão-Pará, Francisco Xavier de Mendonça Furtado. A fundação fazia parte da estratégia portuguesa de defesa da Amazônia. A população local vivia da pesca, agricultura, comércio e do extrativismo, especialmente das chamadas “drogas do sertão”. A vila foi o embrião da cidade de Macapá, capital do Amapá.

Foto: Reprodução/Governo do Amapá

Amazonas – Manaus (356 anos)

A cidade de Manaus tem suas raízes em 1669, quando foi fundada com o nome de ‘São José da Barra do Rio Negro’. Elevada à vila em 1832 e à cidade em 1848, recebeu o nome atual em 1856. É a capital e a cidade mais antiga do Amazonas. Outros municípios com longa história no estado são Borba, Barcelos e Tefé.

Foto: Reprodução/Chico Batata

Mato Grosso – Vila Bela da Santíssima Trindade (273 anos)

Fundada em 19 de março de 1752, Vila Bela da Santíssima Trindade foi a primeira capital de Mato Grosso, durante o período colonial. Criada pelo Capitão Dom Antônio Rolim de Moura, a cidade tinha como objetivo proteger a fronteira do território. Hoje, é conhecida por sua rica herança cultural afro-brasileira e belezas naturais, como o Rio Guaporé, o Parque Estadual da Serra de Ricardo Franco e as ruínas da Igreja Matriz, iniciada em 1793.

Foto: Reprodução/Governodo Brasil

Maranhão – São Luís (413 anos)

São Luís, a capital maranhense, é a cidade mais antiga do estado. Fundada em 1612 pelos franceses e posteriormente conquistada pelos portugueses, a cidade carrega séculos de história em suas ruas de pedra e casarões coloniais. Outra cidade histórica é Icatu, fundada em 1614, sendo a segunda mais antiga do Maranhão.

Foto: Reprodução/Governo de São Luís

Pará – Bragança (403 anos)

Bragança é a cidade mais antiga do Pará e fazia parte da capitania do Gurupi, doada em 1622 por Felipe III da Espanha a Gaspar de Souza. Em 1633, a capitania foi repassada ao filho de Francisco Coelho de Carvalho, mas a doação foi anulada após contestação de Álvaro de Souza, filho de Gaspar. Álvaro fundou um povoado às margens do rio Caeté. A cidade atual foi oficialmente criada em 1753 pelo governador Francisco Xavier de Mendonça Furtado, recebendo o nome de Bragança.

Leia também: Amazônia em imagens: conheça a cidade de Bragança, no Pará

Foto: Reprodução/Agência Pará

Rondônia – Porto Velho (110 anos)

Porto Velho, capital de Rondônia, foi fundada em 24 de janeiro de 1915. Seu surgimento está diretamente relacionado à construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, marco da expansão urbana e econômica da região no início do século XX.

Foto:Daiane Mendonça/Governo de Rondônia

Roraima – Boa Vista (135 anos)

Fundada em 1890, Boa Vista é a cidade mais antiga de Roraima. O povoamento urbano surgiu quando a região ainda fazia parte do estado do Amazonas. Boa Vista se consolidou como núcleo administrativo e comercial, crescendo ao longo do século XX até se tornar a capital estadual.

Foto: Reprodução/Tony Will

Tocantins – Natividade (291 anos)

A cidade de Natividade, fundada em 1734, é a mais antiga do Tocantins. Conhecida inicialmente como Arraial de São Luiz, surgiu durante a expansão mineradora na região do Centro-Oeste brasileiro. Com arquitetura colonial preservada, é um dos mais importantes sítios históricos do estado.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Natividade
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade