Manaus 30º • Nublado
Segunda, 26 Setembro 2022

Qual a origem do Dia Internacional dos Povos Indígenas?

Qual a origem do Dia Internacional dos Povos Indígenas?

Comemorado no dia 9 de agosto, o Dia Internacional dos Povos Indígenas é comemorado. Criado em 1995 pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de garantir os direitos mínimos de condição digna aos povos indígenas ao redor do mundo.

A data foi criada após a atuação de representantes de povos indígenas de diversas regiões do globo terrestre, denunciando os constantes ataques sofridos por essas comunidades em seus territórios.

Com a publicação do decreto realizado pela ONU, grupos de trabalho para a elaboração de uma declaração foram constituídos, até que em julho de 2006, o Conselho de Direitos Humanos da entidade internacional aprovou o texto da Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas. 

Foto: Funai

 Um ano depois, em 13 de setembro de 2007, a Assembleia Geral da ONU aprovou a Declaração.

Publicado em 2008, intitulado a Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas, o documento possui 12 páginas, reconhecendo os direitos dos povos indígenas. 

"Reconhecendo que a Carta das Nações Unidas, o Pacto Internacional de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais e o Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos, assim como a Declaração e o Programa de Ação de Viena afirmam a importância fundamental do direito de todos os povos à autodeterminação, em virtude do qual estes determinam livremente sua condição política e buscam livremente seu desenvolvimento econômico, social e cultural"

Trecho da Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas

O documento também aponta 46 artigos garantindo os direitos à proteção dos direitos e da liberdades dos povos indígenas. Além disso, o texto assegura a liberdade religiosa e a preservação da integridade física e cultural dos indígenas, além de impedir que eles sejam removidos à força de seus territórios.

Trecho de alguns do artigos inseridos no documento. Foto: Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas
...

Saiba quantas terras indígenas existem na Amazônia Legal - Portal Amazônia

De acordo com as informações mais recentes disponibilizadas pelo Instituto Socioambiental (SA), o Brasil possui 728 terras indígenas, sendo a maior parte na região amazônica.
...

Entenda como a extinção de línguas indígenas pode afetar o conhecimento sobre plantas medicinais - Portal Amazônia

Com o passar do tempo, não só as línguas, mas a cultura indígena sofre um extenso processo de não valorização, o que ocasiona sua extinção e, com isso, a perda de conhecimentos.
...

Nove produções para conhecer a luta dos povos originários da Amazônia - Portal Amazônia

Principais obstáculos que os indígenas da Amazônia enfrentam para manter sua cultura são expostos em produções que buscam dar visibilidade aos povos originários.

Veja mais notícias sobre Amazônia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 26 Setembro 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/