Manaus 30º • Nublado
Segunda, 05 Dezembro 2022

Nove produções para conhecer a luta dos povos originários da Amazônia

doc-indigena-750px--640px_20220414-160743_1

A cultura dos povos indígenas é de suma importância para o Brasil. Porém, muitos temas relacionados aos povos indígenas passam longe do grande público, como a luta por direitos e sobrevivência. 

O Portal Amazônia reuniu nove documentários que mostram os principais obstáculos que os indígenas da Amazônia enfrentam para manter sua cultura. Confira:

When two worlds collide (2016) 

"Quando dois mundos colidem" conta a história de um líder indígena na Amazônia que resiste ao meio ambiente arruinado por grandes empresas. Quando ele é forçado a se exilar e encarar 20 anos na cadeia, seus questionamentos revelam visões conflitantes que contornam o destino da Amazônia e o futuro clima do nosso mundo.

Confira o trailer:

Nheengatu (2021) 

José Barahona segue navegando pelo alto Rio Negro, na Amazônia profunda, em busca de uma língua imposta as comunidades indígenas pelos colonizadores. Através dessa mistura de português com dialetos locais, o Nheengatu nasceu.

Confira o trailer:

Segredos da Tribo (2013) 

Este documentário relata os primeiros estudos feitos por antropólogos com os indígenas ianomâmis na parte venezuelana da Floresta Amazônica. Em 1960, estes pesquisadores teriam sido responsáveis por uma série de abusos sexuais, assassinatos e violações médicas com a população indígena.

Confira o trailer:

Piripkura (2018) 

Os únicos sobreviventes do povo indígena Piripkura estão vivendo em uma área protegida no Mato Grosso, cercados por fazendas. Para que a área continue sob proteção, a cada dois anos uma expedição da FUNAI vai ao local assegurar que os dois ainda estão vivos.

Confira o trailer:

Ex-pajé (2018) 

Em Ex-Pajé, um poderoso pajé passa a questionar sua fé depois do primeiro contato com brancos que julgam sua religião como demoníaca. No entanto, a missão evangelizadora comandada por pastor intolerante é posta em cheque quando a morte passa a rondar a aldeia e a sensibilidade do índio em relação aos espíritos da floresta mostra-se indispensável.

Confira o trailer:

Taego Ãwa (2017) 

Na faculdade, uma dupla de cineastas encontrou cinco fitas VHS contendo registros culturais da tribo Ãwa. Reunindo outros materiais, eles partem em busca do grupo, apresentando as imagens pela primeira vez e descobrindo a trajetória de enfrentamento com o povo branco desde 1973. Hoje, os Ãwa lutam pela demarcação e restituição de suas terras.

Confira o trailer:

As hiper mulheres (2013) 

No documentário 'As Hiper Mulheres', com receio de que sua esposa já idosa venha a falecer, um senhor de idade pede que seu sobrinho realize o Jamurikumalu, o maior ritual feminino do Alto Xingu (MT), para que ela possa cantar mais uma última vez. As mulheres do grupo começam os ensaios enquanto a única cantora que de fato sabe todas as músicas se encontra gravemente doente.

Confira o trailer:

Chuva é cantoria da aldeia dos mortos (2019) 

Ihjãc é um jovem do povo Krahô, aldeia indígena localizada em Pedra Branca, no interior do Brasil. Depois de ser surpreendido pela visita do espírito de seu falecido pai, ele se sente na obrigação de organizar uma festa de fim de luto, comemoração tradicional da comunidade.

Confira o trailer:

A última floresta (2021) 

O xamã Davi Kopenawa Yanomani tenta manter vivos os espíritos da floresta e as tradições, enquanto a chegada de garimpeiros traz morte e doenças para a comunidade, que fica localizada em um território Yanomani, isolado na Amazônia. Os jovens ficam encantados com os bens trazidos pelos brancos; e Ehuana, que vê seu marido desaparecer, tenta entender o que aconteceu em seus sonhos. 

Confira o trailer:

Veja mais notícias sobre AmazôniaArte.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 05 Dezembro 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/