O SGB disponibiliza gratuitamente informações atualizadas sobre poços e recursos hídricos subterrâneos em todo o país. Imagem: Reprodução/SIAGAS
O Sistema de Informações de Águas Subterrâneas (SIAGAS) centraliza e disponibiliza dados atualizados no Brasil. Desenvolvido e mantido pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB), o SIAGAS reúne uma base nacional de informações de poços, além de ferramentas para consultas, pesquisas, extração de dados e geração de relatórios.
📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp
Resultado do mapeamento e das pesquisas hidrogeológicas realizadas em todo o território nacional, o SIAGAS permite a gestão adequada da informação hidrogeológica e sua integração com outros sistemas de recursos hídricos e meio ambiente, sendo recomendado pelo Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH) como base nacional compartilhada para armazenamento, intercâmbio e difusão de informações sobre águas subterrâneas.

Leia também: Você sabia que existe um oceano subterrâneo na Amazônia?
Plataforma reúne dados de poços, rios e rodovias com foco em pesquisa
O Sistema é destinado a estudantes, pesquisadores, gestores públicos, profissionais que atuam com recursos hídricos e meio ambiente, perfuradores de poços e usuários de água subterrânea, além do público em geral interessado no tema. As informações podem ser acessadas por diferentes mídias e níveis de detalhamento, de acordo com o perfil do usuário.
Entre as funcionalidades disponíveis, o SIAGAS Web permite a realização de pesquisas simples e avançadas na base de dados, a produção de relatórios personalizados, o download de informações sobre poços cadastrados, acesso a dados da Rede Integrada de Monitoramento das Águas Subterrâneas (RIMAS) e a visualização de pontos d’água em mapas temáticos e imagens de satélite.
Por meio do SIAGAS é possível encontrar informações essenciais para estudos hidrogeológicos, planejamento do uso da água e apoio à gestão sustentável dos recursos hídricos subterrâneos.
*Com informações do SGB
