Manaus 30º • Nublado
Segunda, 27 Junho 2022

Pesquisadores descobrem sapo com cor de chocolate e 'nariz de anta' na Amazônia

Pesquisadores descobrem sapo com cor de chocolate e 'nariz de anta' na Amazônia

A região amazônica ainda tem muitos animais a serem descobertos. De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), existem cerca de 40 mil espécies de plantas, 300 espécies de mamíferos e 1,3 mil espécies de aves habitando 4,196.943 km² de florestas densas e abertas.

Como é o caso da mais nova descoberta do momento. Um velho conhecido das comunidades peruanas, o sapinho com cor de chocolate e nariz de 'anta', foi catalogado pela primeira vez por biólogos e recebeu o seu nome científico, Synapturanus danta.

A nova espécie de sapo foi descrita na revista Evolutionary Systematics. O estudo faz parte de um inventário liderado por cientistas do Field Museum, um programa no qual biólogos e cientistas sociais passam algumas semanas na Amazônia para aprender quais espécies vivem lá, como a comunidade local administra a terra, e como podem ajudar a preservar a área.

Foto: Reprodução

 Características 

 O sapo-anta é de tamanho pequeno que pode chegar a 17,9 mm, e possui uma coloração que lembra o chocolate. Segundo Germán Chávez, pesquisador do Instituto Peruano de Herpetología do Peru e o primeiro autor do estudo, o sapo recém-descrito também tem olhos mais longos do que outras espécies, o que pode significar que eles não vivem muito fundo no solo.

"De fato, todas essas características parecem nos levar a pensar no habitat onde ela vive: as turfeiras amazônicas, onde o solo é úmido, solto e macio, mais fácil de cavar", diz Germán. "Parece que esse sapo está perfeitamente adaptado a esse tipo de solo, mas não temos certeza se está restrito a turfeiras, zonas úmidas ou de outra forma, estamos completamente errados e é capaz de cavar solos mais duros."

Foto: Reprodução

 Outra diferença dessa espécie é que eles não possuem manchas ou desenhos no corpo, algo considerado incomum do grupo do qual o sapo faz parte.

Além disso, o curioso desse sapinho são os seus dedos longos e sem a presença do disco adesivo, que pode ser encontrado apenas no quarto dedo.

Localização da espécie

O sapo-anta (Synapturanus danta) ja era conhecido por uma comunidade na Bacia do Baixo Putumayo, Loreto, no Peru. Os indivíduos capturados foram capturados à noite em galerias, na região conhecida como Turfeiras Amazônicas, que são áreas alagadiças com água parada onde folhas e troncos de árvores caem no chão.


Veja mais notícias sobre Amazônia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 28 Junho 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/