Foto: Fernando Sette
Parna é a sigla de ‘Parques Nacionais’, locais delimitados com o intuito de preservar os ecossistemas naturais de grande importância ecológica. Em função disso, tornam-se fontes preciosas de pesquisas científicas.
Essas áreas de conservação ambiental costumam ser procuradas por quem gosta de contato com a natureza e atividades ao ar livre, sendo também propícias ao ecoturismo.
📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp
Assim, os parques nacionais são patrimônios históricos e de preservação. A Amazônia, segundo a World Wildlife Fund (WWF) – o Fundo Mundial para a Natureza), é a região que mais possui parques nacionais preservados no país.
De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a visitação é permitida nesses locais conforme as condições do Plano de Manejo e normas do órgão administrador. A pesquisa científica necessita de autorização prévia, sujeita a condições e restrições estabelecidas.
Curiosidades sobre os Parnas
O Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, por exemplo, é o maior parque nacional do Brasil, com mais de 3,8 milhões de hectares. Ele fica na divisa entre o Amapá e o Pará.
O Parque possui algumas espécies raras como, o peixe matupiri, encontrado em uma expedição no maior parque de floresta tropical do mundo.
Leia também: Conheça o PARNA Montanhas do Tumucumaque, considerado o maior parque do Brasil

Coletado por pesquisadores do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa), a descoberta desse peixe pode ser inédita para a ciência. O exemplar de matupiri é maior do que os outros indivíduos já catalogados na Amazônia.
Saiba mais: Pesquisadores amapaenses encontram maior matupiri já catalogado na Amazônia

Outra curiosidade vem do Parque Nacional de Anavilhanas, no Amazonas, que são as permanentes ilhas fluviais que formam o segundo maior arquipélago fluvial do mundo, o arquipélago de Anavilhanas, com uma composição de raras dimensões que mudam completamente de acordo com o nível das águas.

Quando se trata da vegetação, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) destaca o Parque de Anavilhanas como um berçário natural das macucos gigantes de igapó (Tinamus major, uma espécie de ave), as macacarecuias (árvores), as orquídeas e bromélias, que são destaque entre os atrativos naturais da flora.
Sem esquecer do grande serviço de proteção de três espécies carismáticas de mamíferos aquáticos: o boto-vermelho, o boto tucuxi e o peixe-boi.
