Foto: Clarissa Bacellar/Portal Amazônia
O debate sobre as alternativas para transição energética em todo o mundo tem sido cada vez mais o centro das atenções. Em um período que a demanda é crescente, cada vez mais processos e possibilidades precisam de atenção. Pensando nisso, o Amazon On abriu sua segunda edição com o painel ‘Energias Renováveis: uma nova era de fontes alternativas’, nesta quarta-feira (20), em Manaus (AM).
Leia também: Amazon On 2025: “Vamos colaborar para manter a floresta viva enquanto é tempo”
Mediado pela economista Patricia Naccache, Oficial Nacional de Hidrogênio da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Mundial (UNIDO), o painel contou com a participação de: Fernanco Colli Munhoz, secretário-executivo adjunto no Ministério de Minas e Energia (MME); Luis Roberto Valer Morales, diretor de tecnologia na Huawei Digital Power Brazil; Marcos do Nascimento Pereira, superintendente de Negócios Estratégicos na Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBPar); André Rueli, superintendente de Mediação Administrativa e das Relações de Consumo na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel); e Aline Couto Amorim, analista de Pesquisa Energética da Diretoria de Estudos de Energia Elétrica na Empresa de Pesquisa Energética (EPE).
A reunião dos representantes dos grandes desenvolvedores e mantenedores da energia elétrica brasileira e de outros países, como o Peru, teve como principal objetivo, segundo a organização do evento, apresentar o estado-da-arte da tecnologia de energias renováveis com vistas a uma transição energética viável e sustentável.
📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

Cada convidado apresentou um panorama das diversas áreas em que se tem investido as possibilidades de transição energética.
Marcos do Nascimento Pereira, da ENBPar, é natural de Manaus (AM) e relembrou como as grandes crises energéticas afetam o modo como as transições são encaradas. Segundo ele, um dos exemplos mais memoráveis foi a crise energética ocorrida de 1997. “É um Brasil imenso e de muitas facetas, é válido lembrar disso. […] É importante ter exemplos de eficiência, que mostrem para a população a melhora da eficiência da energia”, comentou.
Os desafios da transição energética estão bem mais perto
Com abordagem próxima ao dita por Pereira, Aline Couto de Amorim declarou: “olhar o local é o desafio da transição”.
Isso porque em um país vasto como o Brasil e com uma região cheia de obstáculos como a Amazônia é necessário observar as demandas específicas de cada local e mostrar que as alternativas são válidas e viáveis.
“A tecnologia vai resolver, mas o grande ponto é ouvir as pessoas e trazer segurança energética para a população”, argumentou Aline.
Segundo a especialista, é tendo um olhar próximo das necessidades de cada local que será possível efetivar uma alimentação energética que supra necessidades como o acesso à água, conectividade, além de outras possibilidades como a melhoria no sistema educacional e também para os pequenos empreendedores.
O peruano Luis Morales destacou exemplos de como a energia solar, por exemplo, tem impactado comunidades na Amazônia internacional, como o ‘Projeto São Lorenzo’, no Peru. “Sistemas que já estão operando podem sim
Programação Amazon On 2025
Nos dias 20 e 21 de agosto, Manaus é o palco do Amazon On e o encontro reúne mais de 40 executivos e especialistas reconhecidos no Brasil e no exterior para discutir soluções de desenvolvimento sustentável na Amazônia com o apoio da tecnologia, da conectividade e da inovação.
O evento acontece no Centro de Convenções Vasco Vasques, com entrada gratuita para inscritos no site. Veja a programação completa AQUI.
