Manaus 30º • Nublado
Segunda, 25 Setembro 2023

De cobra artista a onça cancelada: 8 animais amazônicos que viralizaram em 2022

onca-globoplay

Quem disse que só os humanos podem ter uma retrospectiva para chamar de sua? O Portal Amazônia separou alguns momentos do ano em que os animais da região amazônica foram os verdadeiros protagonistas. Confira:

Cobra artista 

O remake da novela 'Pantanal' foi um sucesso de crítica e audiência. Dentre os mais distintos personagens, o Velho do Rio se destacava por todo o mistério de sua história. Em algumas cenas, o personagem vivido por Osmar Prado se transformava em cobra para proteger as pessoas e/ou a natureza.

Porém, quem pensa que o animal era feito por computação gráfica está enganado. A versão serpente do Velho do Rio foi interpretada pela sucuri-verde 'Bonita', que saiu de Benevides, no Pará. Da espécie Eunectes murinus, a cobra artista tem 10 anos de idade, quatro metros de comprimento e pesa 40 kg. Com certeza, foi um dos destaques deste ano.

Osmar Prado e sua companheira de cena. Foto: Reprodução/TV Globo

Onça estrela de TV 

Ao lado de Bonita, outro animal que se destacou em 'Pantanal' foi a onça-pintada Mati. Afinal, a protagonista da novela, Juma, transformava-se no felino que é tão famoso na região amazônica. A Mati é uma fêmea de onça-pintada de 3,5 anos de idade que nasceu em cativeiro.

Ela foi selecionada devido ao seu comportamento dócil e por ser acostumada a interagir com outros humanos. Mati pertence ao Instituto NEX, uma associação sem fins lucrativos que mantém um Criadouro Científico para Fins de Conservação, que atua na criação e manutenção de animais silvestres para conservação de espécies ameaçadas. O NEX trabalha desde 2001 com conservação de animais silvestres que não podem ser devolvidos para a natureza.

Mati interpreta Juma em sua versão onça. Foto: Reprodução/Globoplay

Onça cancelada 

Assim como existem animais amados pela população brasileira, existem aqueles que são "cancelados" nas redes sociais. Confuso, não é? Calma, a gente te explica: o caso é que em abril de 2022 um fotógrafo registrou o momento em que uma onça se alimentava de uma capivara. Até aí algo natural.

Mas o clique acabou repercutindo nas redes sociais e o fotógrafo João Pedro Salgado recebeu diversas críticas dos internautas. Algumas irônicas, mas outras questionando o fato fotografado. 

"Temos tecnologia o suficiente para produzir proteína vegetal e alimentar esses bichos", disse um internauta. "Vou começar a postar fotos e vídeos de pessoas sendo mortas. É algo biológico, sabe?", escreveu outro.

Fotos da discórdia. Foto: Reprodução/Twitter

Jacaré gigante 

No início de 2022, um grupo de pescadores se surpreendeu com um jacaré gigante que nadava tranquilamente nas águas barrentas do Rio Madeira, em Rondônia.

No momento do registro, os pescadores comentaram sobre o tamanho do animal. "Olha o tamanho do dinossauro", solta um dos pescadores. "Domingão em Porto Velho. Olha o tamanho dessa lagartixa", ironizou outro.

Boto amigável

Nem só de lenda se vive o boto-cor-de-rosa. Em outubro deste ano, a amazonense Michele Silva registrou o momento em que algumas crianças brincam com um boto na varanda de casa, no interior do Amazonas. O fato aconteceu na Vila de Paricatuba e recebeu diversos comentários, principalmente, sobre a vida dos ribeirinhos. Na época, o vídeo postado por Michele nas redes sociais acumulava 1,2 milhões de visualizações e 9 mil comentários. 

 Mamãe  

O ciclo da vida é impressionante. Nas redes sociais, o parto de uma cobra papagaio chamou a atenção dos internautas. A serpente pertencente à família dos boídeos, ela é parente das jiboias e sucuris. A cobra é considerada não peçonhenta, ou seja, ela não possui veneno, alimentando-se de roedores, pequenas aves e répteis por sufocamento.

Ela pode atingir o comprimento de mais de 1,5 metros e, quando está em uma árvore, tem o hábito de manter a sua cabeça entre as voltas que o corpo dá ao redor dos galhos.

A cobra pode ter até 16 filhotes, que nascem em uma coloração avermelhada, diferente da coloração normal da cobra, que é um tom esverdeado, com listras esbranquiçadas. 

Galo surpresa

Um galo virou notícia em Rio Branco, no Acre. E tudo graças a pequena Maria Helena, de 3 anos. A menina decidiu levar o galo de estimação, que chama de filho, escondido para a creche onde estuda.

Ao chegar na sala de aula, a menina disse para a professora Sueli da Silva Miranda que tinha levado um presente para ela. Admirada, a professora agradeceu e pediu para ver o presente. Nem é preciso contar o susto que a educadora recebeu ao se deparar com o animal na mochila da criança. 
Foto: Sueli Miranda/Arquivo pessoal

Sapos transparentes 

A Amazônia é um lugar vasto e cheio de possibilidades. Novas espécies de animais são descobertas a todo tempo. No Equador, existe uma diversidade de 'sapos-de-vidro', pequenos animais que possuem a pele transparente.

Este ano, pesquisadores encontraram duas novas espécies de sapos-de-vidro, que medem cerca de dois centímetros: a Hyalinobatrachium mashpi e Hyalinobatrachium nouns. 

Foto: Divulgação
E aí? Você lembra mais algum caso de animais que foram notícia na Amazônia em 2022?

Veja mais notícias sobre Amazônia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 25 Setembro 2023

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/