O Portal Amazônia separou alguns momentos do ano em que os animais da região amazônica os protagonistas das notícias que bombaram entre os internautas.
Quem disse que só os humanos podem ter uma retrospectiva para chamar de sua? O Portal Amazônia separou alguns momentos do ano em que os animais da região amazônica foram os verdadeiros protagonistas. Confira:
Cobra artista
O remake da novela ‘Pantanal’ foi um sucesso de crítica e audiência. Dentre os mais distintos personagens, o Velho do Rio se destacava por todo o mistério de sua história. Em algumas cenas, o personagem vivido por Osmar Prado se transformava em cobra para proteger as pessoas e/ou a natureza.
Porém, quem pensa que o animal era feito por computação gráfica está enganado. A versão serpente do Velho do Rio foi interpretada pela sucuri-verde ‘Bonita’, que saiu de Benevides, no Pará. Da espécie Eunectes murinus, a cobra artista tem 10 anos de idade, quatro metros de comprimento e pesa 40 kg. Com certeza, foi um dos destaques deste ano.
Onça estrela de TV
Ao lado de Bonita, outro animal que se destacou em ‘Pantanal’ foi a onça-pintada Mati. Afinal, a protagonista da novela, Juma, transformava-se no felino que é tão famoso na região amazônica. A Mati é uma fêmea de onça-pintada de 3,5 anos de idade que nasceu em cativeiro.
Ela foi selecionada devido ao seu comportamento dócil e por ser acostumada a interagir com outros humanos. Mati pertence ao Instituto NEX, uma associação sem fins lucrativos que mantém um Criadouro Científico para Fins de Conservação, que atua na criação e manutenção de animais silvestres para conservação de espécies ameaçadas. O NEX trabalha desde 2001 com conservação de animais silvestres que não podem ser devolvidos para a natureza.
Onça cancelada
Assim como existem animais amados pela população brasileira, existem aqueles que são “cancelados” nas redes sociais. Confuso, não é? Calma, a gente te explica: o caso é que em abril de 2022 um fotógrafo registrou o momento em que uma onça se alimentava de uma capivara. Até aí algo natural.
Mas o clique acabou repercutindo nas redes sociais e o fotógrafo João Pedro Salgado recebeu diversas críticas dos internautas. Algumas irônicas, mas outras questionando o fato fotografado.
“Temos tecnologia o suficiente para produzir proteína vegetal e alimentar esses bichos”, disse um internauta. “Vou começar a postar fotos e vídeos de pessoas sendo mortas. É algo biológico, sabe?”, escreveu outro.
Jacaré gigante
No início de 2022, um grupo de pescadores se surpreendeu com um jacaré gigante que nadava tranquilamente nas águas barrentas do Rio Madeira, em Rondônia.
No momento do registro, os pescadores comentaram sobre o tamanho do animal. “Olha o tamanho do dinossauro”, solta um dos pescadores. “Domingão em Porto Velho. Olha o tamanho dessa lagartixa”, ironizou outro.
Boto amigável
Mamãe
Ela pode atingir o comprimento de mais de 1,5 metros e, quando está em uma árvore, tem o hábito de manter a sua cabeça entre as voltas que o corpo dá ao redor dos galhos.
A cobra pode ter até 16 filhotes, que nascem em uma coloração avermelhada, diferente da coloração normal da cobra, que é um tom esverdeado, com listras esbranquiçadas.
Saiba mais: VÍDEO: Confira o registro do nascimento da cobra papagaio, considerada a deusa-verde da Amazônia
Essa é a Periquitamboia❣️
.
A deusa verde da Amazônia! ??
.
Vejam só esse registro incrível de uma Periquitamboia parindo um filhotinho (ovoviviparidade), que já nasce tentando escalar pela mãe! ?
.
?Rajesh Parikhpic.twitter.com/uRZOOEuHIq— ? SerpentINFormes ? (@SerpInFormes) April 21, 2022
Galo surpresa
Sapos transparentes
Este ano, pesquisadores encontraram duas novas espécies de sapos-de-vidro, que medem cerca de dois centímetros: a Hyalinobatrachium mashpi e Hyalinobatrachium nouns.