Manaus 30º • Nublado
Quarta, 29 Junho 2022

VÍDEO: Confira o registro do nascimento da cobra papagaio, considerada a deusa-verde da Amazônia

VÍDEO: Confira o registro do nascimento da cobra papagaio, considerada a deusa-verde da Amazônia

A cobra papagaio (Corallus caninus), também conhecida como ararambóia, periquitamboia ou jiboia-verde, é uma espécie de cobra nativa da Amazônia, com hábitos noturnos. Pertencente à família dos boídeos, ela é parente das jiboias e sucuris. A cobra é considerada não peçonhenta, ou seja, ela não possui veneno, alimentando-se de roedores, pequenas aves e répteis por sufocamento.

Ela pode atingir o comprimento de mais de 1,5 metros e, quando está em uma árvore, tem o hábito de manter a sua cabeça entre as voltas que o corpo dá ao redor dos galhos.

Mas a sua reprodução chama a atenção. Isso porque cobra-papagaio é uma espécie considerada ovovivípara, isto é, os ovos que possuem os filhotes são gerados dentro do corpo da mãe, durante a gestação, que pode levar em média sete meses. 

A cobra pode ter até 16 filhotes, que nascem em uma coloração avermelhada, diferente da coloração normal da cobra, que é um tom esverdeado, com listras esbranquiçadas.

Foto: Suziane Fonseca/Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (BH)

Além disso, um fato curioso é que os filhotes quando nascem, já são capazes de caçar e de se alimentar de pequenos animais, como é o caso dos anfíbios.

Quer saber como os filhotes nascem? O Portal Amazônia mostra o momento em que uma 'mamãe' cobra dá à luz. Confira:

Veja mais notícias sobre Amazônia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 29 Junho 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/