Crise Humanitária Yanomami: o que é? O que fazer?

Os Yanomami são um dos povos indígenas mais antigos e numerosos da Amazônia

Os Yanomami são um dos povos indígenas mais antigos e numerosos da Amazônia. Eles vivem em terras de florestas tropicais em uma região, no extremo norte, que se estende entre o Brasil e a Venezuela. Esta região é conhecida como Terra Indígena Yanomami, que possui aproximadamente 96.000 quilômetros quadrados. No entanto, a região enfrenta uma crise humanitária sem precedentes, provocada pela invasão de garimpeiros e outros aventureiros que levam doenças e destruição da cultura. 

Há anos as terras indígenas vem sendo cobiçadas e invadidas por aventureiros, garimpeiros e invasores de toda natureza, sem que o Estado cumprisse o papel de proteger os povos originários como determinação a Constituição. 

Os Yanomami são um dos povos indígenas mais numerosos da Amazônia – Foto: Reprodução / Hutukara

Nos últimos quatro anos abriram as porteiras para a maior destruição já registrada, atingindo parâmetros genocidas. Os invasores dessas terras indígenas buscam ouro e outros minerais preciosos, mas causam problemas graves provocando também impacto ambiental através do desmatamento. Esta destruição tem um efeito profundo na vida selvagem como a caçexcessiva, a destruição dos habitats e a poluição dos rios, por causa do uso indiscriminado de mercúrio, um produto tóxico que tem causado a morte de peixes e outros animais aquáticos, fundamentais como fontes de alimento e renda para os Yanomami. 

Outro problema grave que os indígenas enfrentam é o impacto das doençaslevadas pelos invasores como tuberculose, malária, AIDS e outras que podem ser fatal, se não tratadas. A dificuldade de acesso aos serviços médicos eficazes limita o tratamento pode levar boa parte dos Yanomami a morte.

As denúncias contra invasores são de toda ordem. Os relatos revelam que eles usam armas de fogo para caçar animais e atacar os indígenas. Há situações até de sequestro de pistas de pouso em comunidades onde só se chega por via aérea. O impacto da crise humanitária também é sentido na cultura Yanomami. 

Garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami – Foto: Reprodução / Bruno Kelly/HAY

A cultura milenar desses povos está sendo ameaçada, sem contar os conflitos entre as tribos incentivada pelos invasores e que tem ameaçado a própria existência dos Yanomami.O desequilíbrio cultural e social criado pela invasão de garimpeiros e de outros com interesses diversos também impede o acesso de muitas crianças à educação, serviços de saúde e outras oportunidades.

Diante desta crise humanitária é necessário desenvolver ações e buscar soluções imediatas visando proteger a Terra Indígena Yanomami e assegurar o direito de seus habitantes à vida. Como fazer isso? Primeiro é preciso estabelecer leis mais rigorosas para conter a invasão de garimpeiros e outros invasores. É indispensável desenvolver programas para ajudar os Yanomami a se adaptarem às mudanças em curso e assegurar o acesso a serviços de saúde e educação.Finalmente é importante promover ações para restaurar os habitats e limpar os rios poluídos.A crise humanitária dos Yanomami é uma preocupação crescente. 

No entanto, é possível encontrar soluções para garantir a sobrevivência, preservar a terra e a vida desse povo antigo da Amazônia.


*Olimpio Guarany é jornalista, documentarista e professor universitário  

*O conteúdo é de responsabilidade do mesmo

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Pará perde Mestre Laurentino; artista completaria 99 anos em janeiro de 2025

Natural da cidade de Ponta de Pedras, na Ilha do Marajó, ele era conhecido como o roqueiro mais antigo do Brasil.

Leia também

Publicidade