‘Cores do universo’: ex-diretor do Inpa narra vivência na Amazônia por meio de poesias

Com uma coletânea de poemas escritos em 50 anos, a obra também abrange crônicas, memórias e relatos do pesquisador Luiz Renato de França.

Um livro que tem como uma das inspirações a diversidade da região amazônica somada à crônicas, memórias e relatos autobiográficos. Essa é a obra escrita pelo pesquisador Luiz Renato de França, ‘Cores do Universo: Cinquenta Anos de Poesia’.

São 50 anos de história que proporcionam uma multiplicidade de coletâneas poéticas do autor, que conversou com o Portal Amazônia e cedeu a divulgação de uma das que compõem o livro. O lançamento esta marcado para esta quarta-feira (1°) em Manaus, no Amazonas.

Foto: Divulgação

Nas páginas iniciais intituladas como a ‘Jornada do autor’, França narra sua trajetória na Amazônia como diretor do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), entre junho de 2014 a junho de 2018. São quatro tópicos, de nove, que contam sua jornada.

Nas 256 páginas que compõem a obra, destacam-se alguns poemas, como o ‘Negro Solimões’, apresentado em primeira mão pelo autor. Confira:

NEGRO SOLIMÕES

Além de ser habitada

Por intrépidos desbravadores

Vindos dos mais longínquos

Rincões do planeta

Incluindo se aí

Os povos indígenas

A rica e imensa Amazônia

É um local de encontros

Confluências e miscigenações

De biomas, povos e ideias

Que silenciosamente se juntam

Se misturam e se amalgamam

Como os Rios Negro e Solimões

Um, o maior Rio de águas negras

E quentes do mundo

O outro, em sua saga

Do degelo andino

De águas barrentas e férteis

Estes dois caudalosos Rios

Nos trazem as boas novas

De um mundo sem fronteiras

E ideologias menores

O Negro termina graciosamente

Banhando a grandiosa Manaus

E após este deleite de despedida

O Negro e o Solimões

Formam o majestoso Amazonas

Num dos mais belos e emblemáticos

Fenômeno da natureza

Denominado “Encontro das águas”

Encontro ou abraço este

Simbolizando como as diferenças

Harmonicamente podem

Se irmanarem e seguirem rumo

À nossa casa comum de origem

Os oceanos que

Em suas imensidões acolhedora

Nos alimenta e nos dá vida

Plena de sonhos e de esperanças. 

Luiz Renato de França descreve a imensidão da Amazônia como uma de suas principais inspirações, mas não a única. A coletânea conta com poesias escritas de seus 15 aos 65 anos e possui crônicas, relatos, memórias e outros detalhes de sua trajetória. 

“A grandeza [da Amazônia], a diversidade, por si só, é uma fonte de inspiração. O Rio Negro de encontro ao Solimões, tudo isso é muito rico, muito amplo. A Amazônia como um todo é quase como um planeta à parte”,

relatou.

Na divulgação do livro, o autor comenta sobre suas inspirações: “como um rio que ao ser por todos os lados pressionado se mostra em cachoeiras libertado; a natureza, em seu esplendor, é fonte inesgotável de esperança, inspiração e renovação”.

Em outro dos quase 100 poemas, também cedido ao Portal Amazônia, França expõe seu amor à Amazônia. confira:

AMAZÔNIA

Sou totalmente apaixonado

Pelas causas Amazônicas

Não aquela paixão ingênua

Mas paixão sincera

Que brota espontânea

E facilmente

Do fundo d’alma

E de quem quer ver

Nosso grandioso Brasil

Harmônico e justo

Além de vê-lo ocupar

Sua natural posição

E destino

De grande Nação

Pois um dia me disseram

Num enigmático sonho

Que o mundo

Só é pequeno ou grande

Quando quer.

A Amazônia certamente

Não é a salvação do planeta

Já estaria de bom tamanho.

Se fosse a salvação de si mesma

Ainda,

Maior do que a Amazônia

São os nossos sonhos

E idealismo

De vê-la desenvolvida

E em equilíbrio

Consigo mesma

E com o planeta

Que com singular afeição

A abarca e abriga. 

Lançamento

Além de contar a história do também professor, o livro conta com comentários de diversas pessoas com quem ele compartilhou conhecimento, como o do professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Rodrigo Ribeiro Resende; do psiquiatra e psicoterapeuta, José Raimundo da Silva Lippi; e do professor emérito da Universidade de Illinois, Rex A. Hess.

O lançamento do livro acontece no Salão Nobre do Palácio Rio Negro em Manaus, às 19h desta quarta-feira (1°). 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Rabada no tucupi: prato típico do Acre gerou curiosidade depois de ser tema de conversa no BBB 26

Receita acreana, rabada no tucupi foi citada pela paraense Marciele durante diálogo com Leandro dentro da casa do reality show.

Leia também

Publicidade