Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia
O oitavo e último painel do Amazon On 2025, ‘COP 30: como o setor digital pode ser afetado- avanços e oportunidades’, destacou como a transformação digital pode se tornar uma aliada estratégica no enfrentamento das mudanças climáticas, antecipando debates que ganharão força na COP 30. O encontro reuniu autoridades e especialistas em Manaus (AM), nos dias 20 e 21 de agosto, para discutir de que forma inovação, conectividade e tecnologia podem impulsionar metas climáticas globais e promover um futuro mais sustentável.
Mediado por Alexandre Moraes, assessor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o painel contou com a participação de: Larissa Jales, gerente de Políticas Públicas e Assuntos Regulatórios na GSMA América Latina; Eugênio Vargas Garcia, diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia e Propriedade Intelectual no Ministério das Relações Exteriores (MRE); Johannes Klingberg, diretor de projeto na Sociedade Alemã para Cooperação Internacional (GIZ); e Fabro Steibel, diretor executivo no Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS Rio).
Leia também: Conectar a Amazônia ao mundo pode impulsionar a sustentabilidade, defendem participantes do Amazon On
Johannes Klingberg ressaltou que a COP 30 será uma oportunidade para mostrar como soluções digitais podem transformar realidades locais na Amazônia.
“[A COP 30] Coloca em destaque os desafios e o impacto que a transformação digital pode ter para cruzar rios da região e aproximar comunidades isoladas de novas oportunidades”, afirmou.
Para Eugênio Vargas Garcia, do MRE, é fundamental que a tecnologia digital seja tratada como prioridade na conferência.
“Queremos mostrar que não se trata apenas de conservar por conservar, mas de estabelecer objetivos e metas claras. O cumprimento dos compromissos climáticos e o financiamento são cruciais, e esse engajamento precisa ser multissetorial, envolvendo governos, setor privado, sociedade civil e organizações internacionais”, destacou.

COP 30 em foco
A gerente de Políticas Públicas da GSMA, Larissa Jales, reforçou o papel de liderança do Brasil no cenário climático global e o potencial do setor digital para acelerar a descarbonização.
“Essas metas da COP 30 são importantes para o futuro do planeta e para a sociedade. É essencial trazer o olhar do mundo para o que vem sendo desenvolvido aqui, mas também lembrar da importância de cuidar de nossas florestas e do nosso bioma. Vejo um potencial extremamente positivo para fomentar metas climáticas mais estruturadas e promover uma interação mais assertiva entre governos e empresas”, disse.
O painel reforçou a mensagem de que transformação digital e transição verde caminham juntas. O setor tecnológico pode ser não apenas beneficiado, mas também protagonista no cumprimento dos compromissos climáticos, apontando para um caminho em que conectividade, inovação e sustentabilidade formam a base de um desenvolvimento mais equilibrado e duradouro, um dos temas que devem ser abordados na COP 30.
Confira a cobertura completa do Amazon On 2025 AQUI.
