Considerado nativo da região amazônica e consumido em todo Brasil, o açaí passa por um processo dinâmico até estar pronto para ser servido nas tigelas.
O açaí é famoso por seu sabor inconfundível, além de ser considerado um dos alimentos mais saudáveis, altamente nutritivo e rico em ferro e outras vitaminas. Ele pode ser preparado de diversas formas, como creme ou sorvete (o famoso açaí de tigela), picolé, iogurte e serve até de acompanhamento em pratos típicos com peixes e semelhantes.
Mas você conhece o processo de produção do açaí até ele chegar ao ponto de consumo? O Portal Amazônia conversou com Lindalva Vieira, que trabalha há anos nesse processo e explicou como funciona desde a colheita do açaí até estar pronto para ser vendido e consumido. Confira o passo a passo:
Colhimento e lavagem
O processo de colheita é realizado após o surgimento de cachos nas palmeiras. Vale lembrar que o açaizeiro leva em torno de seis a sete anos para gerar os frutos. Os cachos então são retirados e lavados, e logo ficam prontos para serem moídos.
Moedura
Depois de lavado, o fruo é deixado de molho em água quente, para amolecer. Em seguida, é colocado na máquina que vai retirar a polpa para ser moído sem as sementes, que equivalem à quase todo o tamanho do fruto.
Finalização
Depois de moído e filtrado fica pronto para ser embalado, congelado e consumido.
E aí? Conhecia esse processo?