Conheça o processo de produção do açaí até ficar pronto para consumo

Considerado nativo da região amazônica e consumido em todo Brasil, o açaí passa por um processo dinâmico até estar pronto para ser servido nas tigelas. 

O açaí é famoso por seu sabor inconfundível, além de ser considerado um dos alimentos mais saudáveis, altamente nutritivo e rico em ferro e outras vitaminas. Ele pode ser preparado de diversas formas, como creme ou sorvete (o famoso açaí de tigela), picolé, iogurte e serve até de acompanhamento em pratos típicos com peixes e semelhantes. 

Mas você conhece o processo de produção do açaí até ele chegar ao ponto de consumo? O Portal Amazônia conversou com Lindalva Vieira, que trabalha há anos nesse processo e explicou como funciona desde a colheita do açaí até estar pronto para ser vendido e consumido. Confira o passo a passo:

Foto: Rafael Rocha/Embrapa

Colhimento e lavagem

O processo de colheita é realizado após o surgimento de cachos nas palmeiras. Vale lembrar que o açaizeiro leva em torno de seis a sete anos para gerar os frutos. Os cachos então são retirados e lavados, e logo ficam prontos para serem moídos. 

Açaí sendo colhido. Foto: Reprodução/IBRAF

Açaí lavado pronto para moer. Foto: Divulgação 

Moedura

Depois de lavado, o fruo é deixado de molho em água quente, para amolecer. Em seguida, é colocado na máquina que vai retirar a polpa para ser moído sem as sementes, que equivalem à quase todo o tamanho do fruto. 

Máquina despolpadeira moendo açaí. Foto: Reprodução/Blog Saritando

Finalização 

Depois de moído e filtrado fica pronto para ser embalado, congelado e consumido. 

Foto: Lindalva Vieira / Arquivo Pessoal

E aí? Conhecia esse processo?

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Florada Premiada: Rondônia conquista pódio completo em concurso nacional de cafés canéforas

Todos os locais de produção vencedores fazem parte da área classificada como "Matas de Rondônia". Grande vencedora da noite, Sueli Berdes participou da competição pela primeira vez.

Leia também

Publicidade