Manaus 30º • Nublado
Sexta, 22 Outubro 2021

Açaí branco? conheça a outra versão da fruta Amazônica

Comer açaí sem manchar os dentes? Já pensou? Pois isto é possível! A famosa fruta amazônica possui uma variedade rara de coloração clara: o açaí branco – também chamado de açaí tinga. Com o mesmo sabor do 'irmão' roxo, o fruto possui consumidores fiéis. A demanda pela polpa é tão significativa que já existem plantios racionais da fruta.

Apesar de ser conhecido como açaí branco, sua cor e polpa são verdes que logo lembra o abacate.
Cacho de açaí branco/Reprodução: Embrapa Amazônia Oriental
O açaí branco é um pouco mais caro do que o açaí convencional e não tem presença de antocianina, que é responsável pelo pigmento roxo. Porém, possui os mesmos benefícios para a saúde. As duas variedades do açaí são ricas em proteínas, fibras, ferro, fósforo, cálcio e potássio. Eles também contêm vitaminas B1, C e E, o que garante um bom funcionamento do sistema nervoso.
Apesar de ser conhecido como açaí branco, sua cor e polpa são verdes que logo lembra o abacate/ Reprodução: Internet

 O açaí, antes uma fruta exótica, já caiu no gosto da galera. Na tigela, em suco, com sorvete ou cereal, a fruta típica do Norte do Brasil pode ser consumida de várias formas.

Energias renovadas e prevenção de câncer

O açaí é consumido por muitos atletas porque tem a propriedade de repositor energético. A fruta possui antocianinas, o que melhora a circulação sanguínea e protege o coração do acúmulo de gordura.

As "bolinhas" típicas do Norte também ajudam na prevenção do câncer. Elas têm um tipo de gordura chamado ácido oleico, que atua de três formas: bloqueia os genes causadores de câncer, atrasa o desenvolvimento dos tumores, fazendo com que eles não cresçam tão rapidamente, faz as células cancerígenas se autodestruírem.

Mesmo com tantos benefícios à saúde, o açaí é uma fruta de alto valor calórico. Portanto, deve ser consumido com moderação.

Veja mais notícias sobre Amazônia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 22 Outubro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/