Manaus 30º • Nublado
Terça, 06 Dezembro 2022

Conheça amazônidas que mostram dia a dia das comunidades indígenas e ribeirinhas no YouTube

youtube-gdaf90bd9e_1920
A Amazônia está conectada. Através de um clique, qualquer pessoa pode ter informações sobre um dos biomas mais famosos do mundo. E, claro, que nada melhor do que conhecer a região na visão daqueles que mais a conhecem: os povos indígenas e os ribeirinhos. 

No YouTube, por exemplo, as pessoas que habitam a região conseguem transmitir para os internautas a experiência do que é viver na Amazônia e as diferenças culturais por meio de vlogs (blogs em vídeo).

O Portal Amazônia encontrou sete canais que mostram o dia a dia de quem mora na Amazônia. Confira:

Wariu

Wariu, jovem de Parabubure, na região do Vale do Araguaia, no Mato Grosso, é um dos principais criadores sobre a cultura indígena. Seu primeiro vídeo no canal foi publicado em 2017, respondendo dúvidas que muitos tinham sobre o povo indígena. Hoje, no canal você encontra diversos conteúdos sobre literatura, música, educação e mais.

Ysani

Ysani Kalapalo, integrante do povo Kalapalo, da Terra Indígena do Xingu, define-se como uma "indígena do século 21" e, além de mostrar um pouco do seu dia a dia, ela aborda temas como cultura, sexualidade, vivência na cidade e na comunidade e mais.

Guga

Direto do Xingu, temos Guga Kalapalo, cacique da aldeia Tehuhungu. Ele mostra também um pouco da sua cultura, atividades e rituais do dia a dia. Durante as queimadas na Amazônia, Guga alertou em diversos vídeos sobre as consequências causadas pelo desmatamento.

We'e'ena Tikuna

A indígena We'e'ena da etnia Tikuna mostra sua vida entre a comunidade e a cidade. Em seu canal, a jovem indígena informa de uma maneira íntima todas as nuances de sua cultura, inclusive sobre o processo de ensino para sua filha.

Ribeirinha

Além dos indígenas, os ribeirinhos são outros moradores das florestas da Amazônia. No YouTube, a ribeirinha Fabíola mostra o dia a dia na comunidade Santa Luzia do Baré, no Lago Anamã (Tefé, no Amazonas) com muito humor.

Bebeto Kamayura

O indígena Bebeto Kamayura grava vídeo desde os 12 anos. Ele é indígena da etnia Kamayura e mora no Xingu, em Mato Grosso. Suas produções abordam a cultura e a rotina.

Diamantha Aweti Kalapalo

Nativa do Parque Indígena do Xingu, Diamantha é da etnia Aweti Kalapalo. Em seu canal, ela aborda a vivência indígena e a vivência na selva de sua comunidade.

Veja mais notícias sobre Amazônia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 07 Dezembro 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/