Conheça amazônidas que mostram dia a dia das comunidades indígenas e ribeirinhas no YouTube

Através de vlogs, indígenas e ribeirinhos mostram a experiência de morar na região amazônica e diferenças culturais.

A Amazônia está conectada. Através de um clique, qualquer pessoa pode ter informações sobre um dos biomas mais famosos do mundo. E, claro, que nada melhor do que conhecer a região na visão daqueles que mais a conhecem: os povos indígenas e os ribeirinhos. 

No YouTube, por exemplo, as pessoas que habitam a região conseguem transmitir para os internautas a experiência do que é viver na Amazônia e as diferenças culturais por meio de vlogs (blogs em vídeo).
O Portal Amazônia encontrou sete canais que mostram o dia a dia de quem mora na Amazônia. Confira:

Wariu

Wariu, jovem de Parabubure, na região do Vale do Araguaia, no Mato Grosso, é um dos principais criadores sobre a cultura indígena. Seu primeiro vídeo no canal foi publicado em 2017, respondendo dúvidas que muitos tinham sobre o povo indígena. Hoje, no canal você encontra diversos conteúdos sobre literatura, música, educação e mais.

Ysani

Ysani Kalapalo, integrante do povo Kalapalo, da Terra Indígena do Xingu, define-se como uma “indígena do século 21” e, além de mostrar um pouco do seu dia a dia, ela aborda temas como cultura, sexualidade, vivência na cidade e na comunidade e mais.

Guga

Direto do Xingu, temos Guga Kalapalo, cacique da aldeia Tehuhungu. Ele mostra também um pouco da sua cultura, atividades e rituais do dia a dia. Durante as queimadas na Amazônia, Guga alertou em diversos vídeos sobre as consequências causadas pelo desmatamento.

We’e’ena Tikuna

A indígena We’e’ena da etnia Tikuna mostra sua vida entre a comunidade e a cidade. Em seu canal, a jovem indígena informa de uma maneira íntima todas as nuances de sua cultura, inclusive sobre o processo de ensino para sua filha.

Ribeirinha

Além dos indígenas, os ribeirinhos são outros moradores das florestas da Amazônia. No YouTube, a ribeirinha Fabíola mostra o dia a dia na comunidade Santa Luzia do Baré, no Lago Anamã (Tefé, no Amazonas) com muito humor.

Bebeto Kamayura

O indígena Bebeto Kamayura grava vídeo desde os 12 anos. Ele é indígena da etnia Kamayura e mora no Xingu, em Mato Grosso. Suas produções abordam a cultura e a rotina.

Diamantha Aweti Kalapalo

Nativa do Parque Indígena do Xingu, Diamantha é da etnia Aweti Kalapalo. Em seu canal, ela aborda a vivência indígena e a vivência na selva de sua comunidade.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Peças europeias dos séculos 18 e 19 são encontradas durante obras em praça no Amapá

Arqueólogos encontram as peças em escavações na Praça Barão do Rio Branco, no centro de Macapá. Objetos serão estudados por pesquisadores da Unifap.

Leia também

Publicidade